Produção de petróleo e gás cresce 3,2% em abril

25 de maio de 2010 / 19:55 Informes Enviar por e-mail Enviar por e-mail Imprimir

A+ A-

A produção média de petróleo e gás natural da Petrobras no Brasil e no exterior em abril foi de 2.598.463 barris de óleo equivalente diários (boed). Esse resultado ficou 3,2% acima do volume registrado no mesmo mês de 2009, quando foram produzidos 2.519.059 boed, e foi 1,7% maior que o volume total extraído em março de 2010 (2.556.002 boed).

Considerando apenas os campos no Brasil, a produção média de petróleo e gás alcançou 2.356.843 barris de óleo equivalente por dia (boed). O aumento foi de 3,1% em relação a abril do ano passado e de 2,1% sobre a produção de março deste ano.

A produção exclusiva de petróleo dos campos nacionais chegou a 2.032.620 barris diários. Este resultado reflete um acréscimo de 2,9% sobre abril de 2009 e de 1,9% em relação a março de 2010. O aumento de 39 mil barris sobre a produção de março se deve, entre outros fatores, ao desempenho operacional das plataformas localizadas no mar do Estado do Rio e do Espírito.

Foram interligados novos poços ao navio – plataforma FPSO Cidade de Vitória, instalada no campo de Golfinho, na parte capixaba da Bacia de Campos. Também entraram em produção novos poços no campo de Marlim Leste, na Bacia de Campos, em frente ao Litoral fluminense. A Bacia de Santos contribuiu com o aumento da produção do teste de longa duração (TLD), no campo de Tiro.

Acesse aqui a produção por estado do Brasil e por região do exterior em abril de 2010 (caso não consiga visualizar, clique com o botão direito do mouse a abra uma nova janela.)

Para acessar as tabelas de produção dos meses anteriores de 2010, clique aqui .

A produção terrestre teve participação importante na conquista desses resultados, principalmente com a entrada em produção de dois novos poços nos campos de Rio Urucu (RUC) e Leste do Urucu (LUC), ambos situados na Bacia do Solimões, Amazonas.

O volume de petróleo e gás natural dos campos situados nos países onde a Petrobras atua no exterior chegou a 241.620 boed em abril, indicando um crescimento de 3,3% sobre abril de 2009. Contribuíram para o resultado a entrada em produção do campo de Akpo e novos poços no campo de Agbami, ambos na Nigéria. Quando comparado com março de 2010, o volume apresentou uma redução de 2,1%, devido a manutenções programadas nas plantas de produção de gás na Argentina.

A produção de gás natural dos campos nacionais atingiu 51 milhões 547 mil metros cúbicos diários em abril, ficando estável em relação ao mês anterior e ao mesmo mês de 2009. A produção de gás natural no exterior foi de 15,324 milhões de metros cúbicos, registrando um decréscimo de 7,3% em relação ao volume de março deste ano e de 9,3% em comparação com abril de 2009. A redução se deve a manutenções programadas nas plantas de produção de gás na Argentina e menor demanda pelo gás boliviano.

Deixe seu comentário

Prezado leitor,

Lembramos que não serão aceitos comentários que tenham conteúdo ou termos ofensivos, nem que sejam desassociados do tema do post. Dúvidas sobre temas diversos devem ser encaminhadas ao Fale Conosco do site.

 caracteres restantes