Petrobras participa da Conferência Global sobre Sustentabilidade e Transparência em Amsterdã

26 de maio de 2010 / 11:35 Informes Enviar por e-mail Enviar por e-mail Imprimir

A+ A-

A Petrobras mostrará sua experiência em iniciativas para a sustentabilidade na Conferência Global de Amsterdã sobre Sustentabilidade e Transparência, de 26 a 28 de maio, em Amsterdã, na Holanda. O evento é conduzido pela Global Reporting Initiative (GRI), entidade referência mundial em diretrizes para relatar o desempenho econômico, social e ambiental das organizações. Patrocinadora exclusiva da premiação GRI Readers’ Choice Awards 2010, na qual leitores de todo o mundo escolhem os relatórios de sustentabilidade mais completos e transparentes, a Companhia participará na próxima quinta (27/5) de sessões plenárias para discutir os rumos da sustentabilidade nos próximos anos.

O gerente de Segurança, Meio Ambiente e Saúde da Petrobras Biocombustível, Fernando Toledo Pierre, participará da sessão “Business”, às 14h na qual falará sobre estratégias para produção sustentável de biocombustíveis. O biodiesel e o etanol contribuem para a diversificação da matriz energética, com impacto positivo sobre a redução do aquecimento global. A produção de biocombustíveis possibilita, ainda, a geração de emprego e renda no campo, aproveitando as condições favoráveis do Brasil, como clima, água e uma grande fronteira agrícola, sem a necessidade de avançar sobre áreas florestais ou reservas demarcadas.

A coordenadora do Relatório de Sustentabilidade da Petrobras, Ana Paula Grether, participará do painel “Readers’ Views: Is sustainability reporting progressing?”, às 16h, no qual serão apresentados e discutidos os principais resultados da pesquisa Readers’ Choice Awards. A experiência da Petrobras na elaboração de relatórios de sustentabilidade subsidiará os comentários sobre a pesquisa, que buscou conhecer se as expectativas dos leitores foram consideradas na elaboração dos relatórios pelas organizações.

Desde 2003, a Petrobras adota os princípios e indicadores recomendados pelo GRI em seus relatórios de sustentabilidade. Na primeira edição da Readers’ Choice Awards, em 2008, o Balanço Social e Ambiental da Companhia foi eleito o melhor relatório pelos participantes, além de ter sido o melhor avaliado na categoria “Sociedade civil”. A pesquisa contou com mais de 1.700 leitores de 70 países que votaram em cerca de 800 relatórios. Como patrocinadora da pesquisa, a Petrobras não está concorrendo ao prêmio nesta edição.

Por três anos consecutivos (2005, 2006 e 2007), o relatório da Petrobras também foi considerado como “notável e um exemplo a ser seguido“, conforme critérios estabelecidos pelo Pacto Global da ONU. Além de apoiar a Readers’ Choice Awards, a Companhia atua no grupo de trabalho da GRI que está desenvolvendo indicadores para o setor de petróleo e gás, participa de discussões globais no programa “Organizational Stakeholder” e tem um representante no Conselho de Stakeholder da entidade.

Deixe seu comentário

Prezado leitor,

Lembramos que não serão aceitos comentários que tenham conteúdo ou termos ofensivos, nem que sejam desassociados do tema do post. Dúvidas sobre temas diversos devem ser encaminhadas ao Fale Conosco do site.

 caracteres restantes