Petrobras participa do Challenge Bibendum 2010

31 de maio de 2010 / 16:07 Informes Enviar por e-mail Enviar por e-mail Imprimir

A+ A-

A Petrobras é a patrocinadora de Tecnologia do Challenge Bibendum 2010, evento internacional de mobilidade urbana que começa nesta segunda-feira (31/5), no Riocentro, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do presidente da Petrobras Distribuidora, José Lima de Andrade Neto.

A Companhia está alinhada ao objetivo central do evento, promovendo iniciativas e desenvolvendo tecnologia em prol de uma mobilidade urbana mais limpa, mais segura e mais ágil. A Petrobras apresentará aos participantes algumas dessas iniciativas, relacionadas a investimentos em fontes de energia renováveis, em qualidade de combustíveis e na redução da emissão de gases na atmosfera.

Durante o Challenge Bibendum no Rio de Janeiro, a Petrobras participará dos testes técnicos e ralis (que medem, entre outros quesitos, o nível de emissões, o consumo de energia, as distâncias de frenagem de emergência, a capacidade de aceleração e de dirigibilidade) e dos test drives e demonstrações com veículos convencionais e híbridos da Companhia. Os carros serão abastecidos com diversos tipos de combustíveis, como gasolina Podium, etanol, CNG (Compressed Natural Gas) e diesel Podium. 

A Petrobras terá ainda um estande no Centro de Exposição Tecnológica, onde o público poderá conhecer as principais iniciativas e projetos da Companhia para reduzir os impactos ambientais de suas atividades e alcançar a mobilidade sustentável. Representantes da Petrobras também estarão presentes nas mesas-redondas temáticas e no Fórum, onde serão debatidas as novas conquistas e progressos para atingir a mobilidade sustentável.

Energias renováveis – A Petrobras tem investido no aumento da oferta de combustíveis menos intensivos em carbono, como o gás natural, e fontes de energia renovável, com destaque para os biocombustíveis. Tendo como filosofia aliar o seu crescimento ao desenvolvimento social e ambiental, a Petrobras busca conciliar essa meta com a necessidade de suprir a energia necessária ao desenvolvimento do país com seus compromissos no que diz respeito à melhoria do seu desempenho ambiental.

Em seu Centro de Pesquisas (Cenpes), a Petrobras desenvolve programas tecnológicos que integram o Projeto Estratégico Mudança Climática, cujo objetivo é minimizar a intensidade de emissão de gases de efeito estufa nos seus processos e produtos, aumentar a eficiência energética e investir em novas tecnologias nessa área. O objetivo do projeto é contribuir para a sustentabilidade do negócio e para a mitigação das mudanças do clima.

As questões relacionadas à emissão de CO2 são tema das Redes Temáticas, iniciativa de cooperação técnica e apoio financeiro da Petrobras a entidades de ciência e tecnologia em todo o Brasil. Em 2008, foi criada a Rede Temática de Sequestro de Carbono e Mudanças Climáticas, formada por 12 instituições de pesquisa.

Deixe seu comentário

Prezado leitor,

Lembramos que não serão aceitos comentários que tenham conteúdo ou termos ofensivos, nem que sejam desassociados do tema do post. Dúvidas sobre temas diversos devem ser encaminhadas ao Fale Conosco do site.

 caracteres restantes