Confira no Compacto: Gabi Amarantos e Catarina dee Jah

11 de julho de 2010 / 09:08 Vídeos Enviar por e-mail Enviar por e-mail Imprimir

A+ A-

Veja o segundo episódio do Programa Compacto, um videocast de cultura lançado pela Petrobras, que traz uma série de shows de artistas da nova música popular brasileira.

Neste programa, você pode conferir o encontro de Gabi Amarantos – musa do tecnomelody, muito mais que a Beyoncé brasileira – e Catarina dee Jah, MC, DJ, compositora e cantora pernambucana. A música é “Tô Solteira”, da Gabi, aqui com a Catarina e acompanhadas pelo guitarrista Weslley Macaxeira mais os Radicais Livres – nas horas vagas, desmascarados como Mombojó.


 

Os videocasts são arquivos em vídeo, que podem ser assistidos ou baixados pela internet. A cada semana, um novo vídeo de 10 minutos será postado no site  www.petrobras.com.br/compacto, com um encontro musical entre artistas de diversas regiões e gêneros musicais brasileiros, que conversam e tocam músicas ao vivo. Na primeira temporada do Compacto, serão exibidos 13 programas, divididos em dois blocos cada. A idéia do projeto é mostrar a diversidade musical brasileira e compartilhar os novos sons que estão sendo feitos nas cinco regiões do país.

O formato do programa une entrevista e música de uma forma não convencional. Não há entrevistador e cartas ficam espalhadas pelo cenário. “Por trás das cartas, o encontro: um de cada lado, contando e ouvindo histórias, perguntando e respondendo. Não só em questões ou palavras, mas na troca de ideias musicais. Canção de um, canção de outro, como os dois lados de um compacto”, explica o curador do programa, Ronaldo Evangelista.

Para divulgar e compartilhar na Internet o som destes novos artistas, o projeto conta com um canal no Twitter ( twitter.com/sigacompacto) e no Youtube ( www.youtube.com/vejacompacto). Outra novidade é que os conteúdos do projeto estão registrados com a licença Creative Commons, que permite o compartilhamento dos vídeos para uso não comercial. É a primeira vez que a Petrobras utiliza a licença.  ”Queremos dar acesso a esta produção para o maior número possível de pessoas fazer parte da cultura livre da internet. Por isso usamos o Creative Commons aqui e pretendemos usar também em outros projetos de conteúdo”, conta Rodrigo Freire, do Núcleo de Comunicação Digital da Petrobras.

“A Petrobras estava interessada, entre outras coisas, em produzir um conteúdo audiovisual que valorizasse a produção cultural brasileira, destacando o caráter eclético e criativo dos nossos artistas”, conta o diretor do programa, Artur Louback.

A primeira temporada do Compacto será dedicada à música, mas o programa também pretende abordar outras linguagens, como trilhas de cinema, cultura digital e outros setores da cultura patrocinados pela Petrobras.

O objetivo da Companhia ao lançar o videocast é reforçar os atributos de diversidade e origem brasileira da Petrobras e trabalhar a presença da marca nos meios digitais a partir da produção de conteúdos de entretenimento, seguindo tendência do setor. “A atuação da Petrobras como patrocinadora de cultura é marcada pela diversidade de gêneros e estilos. Por isso incluímos a Cultura Digital como um setor patrocinado e investimos no uso de redes sociais como forma de promover e intensificar nossa participação na dinâmica cultural brasileira”, afirma o coordenador de música da área de Patrocínios Culturais da Petrobras, Claudio Jorge de Oliveira.

Veja a matéria publicada  pelo Jornal do Brasil no último sábado (10/6) sobre o assunto.

Deixe seu comentário

Prezado leitor,

Lembramos que não serão aceitos comentários que tenham conteúdo ou termos ofensivos, nem que sejam desassociados do tema do post. Dúvidas sobre temas diversos devem ser encaminhadas ao Fale Conosco do site.

 caracteres restantes