Financiamento para mais três navios do Promef

14 de julho de 2010 / 21:23 Informes Enviar por e-mail Enviar por e-mail Imprimir

A+ A-

A Transpetro e o estaleiro fluminense Superpesa assinaram nesta quarta-feira (14/7) os contratos de financiamento para a construção de três bunkers (navios de transporte de combustível para embarcações). Os contratos, no valor de R$ 110,58 milhões, são os primeiros firmados com o Banco do Brasil (BB), no âmbito do Programa de Modernização e Expansão da Frota da Transpetro (Promef).

Os navios de bunker, a serem construídos pela Superpesa, podem receber dois tipos de carga – óleo combustível e óleo diesel – e terão capacidade para armazenar 4 mil metros cúbicos, ou 4 milhões de litros. A previsão é de que as obras de construção destes três navios do Promef II gerem 2.500 empregos, entre diretos e indiretos. O primeiro bunker desta série começará a ser construído ainda este ano, com previsão de entrega para o início de 2012.

O BB atua como agente financeiro do Fundo da Marinha Mercante (FMM). Na fase de construção, o FMM cobre 82% do investimento. O restante dos recursos é desembolsado pelo estaleiro (8%) e pela Transpetro (10%). Após a entrega do navio, a parcela financiada sobe para 90% do valor dos contratos.

Os próximos contratos de financiamento a serem anunciados pela Transpetro envolvem a construção de oito navios gaseiros pelo estaleiro Promar, em Suape (PE), e a construção de cinco navios de produtos (transporte de derivados de petróleo) pelo Rio Nave, do Estado do Rio.

Nesta terça-feira (13/7), a Transpetro já havia assinado os contratos de financiamento de outros 7 navios petroleiros do Promef II, desta vez com o Estaleiro Atlântico Sul e o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). Do total de 49 navios do Promef (23 da primeira fase e 26 da segunda), 46 já foram contratados, com investimento de US$ 4,7 bilhões. Os últimos três navios que compõem o programa estão em fase final de licitação.

Leia também:

BB financiará construção de três navios pela Superpesa para TranspetroO Globo
Rio terá mais 17.500 vagas em estaleiros neste anoO Dia

Deixe seu comentário

Prezado leitor,

Lembramos que não serão aceitos comentários que tenham conteúdo ou termos ofensivos, nem que sejam desassociados do tema do post. Dúvidas sobre temas diversos devem ser encaminhadas ao Fale Conosco do site.

 caracteres restantes