Petrobras e Inmetro inauguram Laboratórios de Dinâmica de Fluidos

22 de julho de 2010 / 22:07 Tecnologia e Inovação Enviar por e-mail Enviar por e-mail Imprimir

A+ A-

A Petrobras e o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) inauguraram nesta quinta-feira (22/7) dois laboratórios na área de dinâmica de fluidos, em Xerém, no estado do Rio de Janeiro. Os equipamentos instalados tornam estes laboratórios únicos no Brasil, permitindo que o Inmetro execute testes para desenvolvimento e aprimoramento de tecnologias e padrões de medição de vazão.

Com 520 m2 de área construída, os laboratórios fazem parte da Rede Temática de Metrologia e somam-se a outros laboratórios da Rede, instalados no Centro de Tecnologias do Gás & Energias Renováveis (CTGAS-ER) e na Universidade Federal da Bahia (UFBA), e em instalação no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), e na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em parceria com a Fundação CERTI.

Redes Temáticas

O modelo das Redes Temáticas foi criado pela Petrobras em 2006, voltado para o relacionamento com as universidades e institutos de pesquisas brasileiros. Hoje já há 50 redes operando em parceria com 110 universidades e instituições de pesquisas de todo o Brasil. Nas redes, as instituições desenvolvem pesquisas em temas estratégicos para o negócio da Petrobras e para a indústria brasileira de energia. A Petrobras vem investindo nesses três anos cerca de R$ 400 milhões anuais, em média, possibilitando às instituições conveniadas a implantação de infraestrutura, aquisição de modernos equipamentos, criação de laboratórios de padrão mundial de excelência, capacitação de pesquisadores/recursos humanos e desenvolvimento de projetos de Pesquisa & Desenvolvimento nas áreas de interesse, como petróleo e gás, biocombustíveis e preservação ambiental.

Além do Inmetro, a rede de Metrologia desenvolve atualmente outros projetos de infraestrutura com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), a PUC-Rio e Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (CERTI).

Esse comunicado é de caráter meramente informativo, não constituindo uma oferta, convite ou solicitação de oferta de subscrição ou compra de quaisquer valores mobiliários no Brasil ou em qualquer outra jurisdição e, portanto, não devendo ser utilizado como base para qualquer decisão de investimento.

Veja também:

Petrobras ganha laboratórios de dinâmica de fluidosTV Brasil

Deixe seu comentário

Prezado leitor,

Lembramos que não serão aceitos comentários que tenham conteúdo ou termos ofensivos, nem que sejam desassociados do tema do post. Dúvidas sobre temas diversos devem ser encaminhadas ao Fale Conosco do site.

 caracteres restantes