P-33 opera normalmente

10 de agosto de 2010 / 10:04 Esclarecimentos Enviar por e-mail Enviar por e-mail Imprimir

A+ A-

Em relação à matéria Fiscais interditam equipamentos de plataforma e autuam Petrobras, publicada no jornal O Globo desta segunda-feira (9/8), a Companhia informa que obteve da 2ª Vara de Trabalho de Macaé uma liminar suspendendo os efeitos da interdição de equipamento da P-33, o que autoriza a plataforma a operar normalmente. A determinação de interdição do filtro de óleo lubrificante veio da Superintendência Regional do Trabalho, que alegou falta de válvula de segurança.

A Companhia demonstrou que o equipamento possui válvulas de controle de pressão que atendem à NR-30, norma regulamentadora do Ministério do Trabalho e Emprego, publicada no Diário Oficial de 14 de maio de 2010. Em seu item 14.16, a norma estabelece que “as válvulas de controle de pressão que disponham de mecanismos de regulagem da pressão de alívio, instaladas em vasos de pressão que sejam parte integrante de pacotes de máquinas rotativas, tais como filtros, (…), podem ser consideradas como dispositivo de proteção contra sobrepressão”.

A plataforma é inspecionada por profissionais habilitados e certificada anualmente, desde 1999, pelo Sistema Próprio de Inspeção de Equipamentos (SPIE). A última certificação foi concedida em dezembro de 2009 e, segue, portanto, válida. A Marinha inspeciona a plataforma regularmente e está previsto um novo embarque no dia 11 de agosto. A Superintendência Regional do Trabalho também deverá embarcar na plataforma nos próximos dias.

Deixe seu comentário

Prezado leitor,

Lembramos que não serão aceitos comentários que tenham conteúdo ou termos ofensivos, nem que sejam desassociados do tema do post. Dúvidas sobre temas diversos devem ser encaminhadas ao Fale Conosco do site.

 caracteres restantes