Série: conheça o relatório de Sustentabilidade 2009

16 de agosto de 2010 / 12:00 Informes Enviar por e-mail Enviar por e-mail Imprimir

A+ A-

A partir desta semana, o blog Fatos e Dados vai publicar uma série de posts sobre o Relatório de Sustentabilidade 2009 da Petrobras. As principais informações e números sobre a atuação da Petrobras no mundo serão abordados de maneira simples e didática. O leitor conhecerá mais sobre a evolução da produção, investimentos, gestão do meio-ambiente, atuação internacional, entre outros temas relevantes para  a Petrobras e para a sociedade. O objetivo, como sempre, é dar transparência e gerar diálogo com os nossos públicos de relacionamento de maneira direta.

Conheça a Petrobras

A  Petrobras é uma sociedade anônima de capital aberto e de economia mista, sob controle do governo brasileiro, por meio do Ministério de Minas e Energia. Fundada em 1953, é líder do setor petrolífero no Brasil. Ao final de 2009, foi considerada a quarta maior companhia de energia do mundo , com base no valor de mercado, segundo o ranking da consultoria PFC Energy.

A Petrobras conduz seus negócios de acordo com os princípios do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU). Desde 2003 a companhia é signatária do Pacto e sua adesão é um marco fundamental à condução de ações para o desenvolvimento sustentável. Além disso, também é uma das representantes da indústria no Fórum Econômico Mundial, que reúne as empresas que impulsionam a economia global.

Na indústria de óleo, gás e energia, atua de forma integrada e especializada nos segmentos de exploração e produção (E&P), refino, comercialização, transporte, petroquímica, distribuição de derivados, gás natural, energia elétrica e biocombustíveis. Além do Brasil, a companhia atua em 27 outros países , nos segmentos de exploração e produção, refino, distribuição, petroquímica, energia elétrica e com escritórios de representação. Também realiza acordos internacionais de cooperação para o desenvolvimento recíproco da cadeia produtiva de petróleo.

O Sistema Petrobras é composto pela Petróleo Brasileiro S.A., suas subsidiárias, controladas, controladas em conjunto e coligadas. Algumas das empresas integrantes do Sistema são a Petrobras Distribuidora S.A. (Petrobras Distribuidora), a Petrobras Transporte S.A. (Transpetro), a Petrobras Química S.A. (Petroquisa) e a Petrobras Biocombustível S.A.

Os principais produtos de nossas refinarias são diesel, gás liquefeito de petróleo, gasolina, lubrificantes, nafta, óleo combustível e querosene de aviação. Para uma empresa se tornar nossa cliente para a compra de gasolina ou diesel, é necessária a obtenção do registro de distribuidor expedido pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustível (ANP), publicado no Diário Oficial da União. Nossos principais clientes são empresas dos mercados rodoviário, agropecuário, industrial, aéreo, aquaviário ou ferroviário. Na distribuição, além do consumidor final no posto de serviços, destacam-se grandes clientes, como indústrias, termelétricas, companhias de aviação e frota de veículos leves e pesados.

Deixe seu comentário

Prezado leitor,

Lembramos que não serão aceitos comentários que tenham conteúdo ou termos ofensivos, nem que sejam desassociados do tema do post. Dúvidas sobre temas diversos devem ser encaminhadas ao Fale Conosco do site.

 caracteres restantes