Série Relatório de Sustentabilidade: Responsabilidade Social

20 de agosto de 2010 / 17:58 Meio Ambiente e Sociedade Enviar por e-mail Enviar por e-mail Imprimir

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A política de Responsabilidade Social é um dos pilares da estratégia corporativa da Petrobras. No ano de 2009, esse compromisso garantiu o investimento de cerca de R$464,5 milhões em mais de 1,6 mil projetos sociais, ambientais, culturais e esportivos, de acordo com o Relatório de Sustentabilidade 2009 .

Além do apoio por meio de iniciativas institucionais consolidadas, como os Programas Petrobras Desenvolvimento e Cidadania, Petrobras Ambiental e Petrobras Cultural, a Companhia também destinou recursos ao Fundo para a Infância e a Adolescência (FIA).

As principais ações sociais da Companhia estão inseridas no Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania. Os investimentos priorizam projetos que promovem a inserção social produtiva, valorizando potencialidades locais e contribuindo para o desenvolvimento. Ao todo foram apoiados 868 projetos em diferentes linhas de atuação, como Educação para a Qualificação Profissional e Geração de Renda e Oportunidade de Trabalho, nos quais foram aplicados cerca de R$ 173,6 milhões. Um dos exemplos citado pelo Relatório é o projeto Selo Unicef Município Aprovado, que capacita comunidades e gestores públicos para promover melhores condições de vida para os jovens da região.

Iniciativas da sociedade relacionadas ao meio ambiente são outro foco da atuação da Petrobras alinhada à política de Responsabilidade Social. Ao longo de 2009, foram destinados R$ 93,9 milhões a 95 projetos ambientais. Entre os beneficiados, encontra-se o Projeto Tamar, que conta com o patrocínio da Companhia há 28 anos.

No segmento Cultural, o patrocínio totalizou investimentos de R$ 154,6 milhões. Por meio do Programa Petrobras Cultural foram beneficiadas iniciativas de interesse público alinhadas a uma política de alcance social e de afirmação da identidade brasileira nas linhas de atuação Produção e Difusão, Preservação e Memória, e Formação. Já na área de Patrocínio Esportivo, foram contemplados, em 2009, 43 projetos em todo o Brasil, por meio de diferentes programas para as diversas modalidades, contabilizando R$ R$ 42,4 milhões.

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