Certificados de conformidade: resposta ao IG

25 de agosto de 2010 / 15:08 Esclarecimentos Enviar por e-mail Enviar por e-mail Imprimir

A+ A-

Veja a pergunta enviada pelo IG e a resposta da Petrobras. Clique aqui para ler a matéria publicada no portal nesta quarta-feira (25/8).

Pergunta: Estou apurando matéria sobre plataformas com documentos vencidos, conforme listagem da Marinha. Tratam-se de declarações de conformidade provisórias. Gostaria de ouvir a Petrobras sobre o assunto, se está providenciando documentação, perícia, para estas tantas plataformas (são umas 35).

Resposta: A Petrobras informa que a Marinha do Brasil promove vistorias periódicas em todas as unidades marítimas operadas pela Companhia. Feitas as vistorias, a Capitania dos Portos emite certificados de conformidade, que podem ser permanentes ou provisórios. Os certificados permanentes indicam que a instalação vistoriada está ajustada aos padrões de segurança e operação exigidos por aquele órgão. Quando a Marinha encontra pendências passíveis de ajuste, que não comprometem a segurança das pessoas, nem a integridade estrutural das instalações, emite um certificado provisório, que estabelece um prazo para que as pendências sejam solucionadas.

Conforme os relatórios das inspeções feitas nas unidades marítimas da Petrobras, não foram encontradas pendências que comprometessem a segurança das pessoas, nem a integridade estrutural das instalações. A Companhia informa, também, que algumas plataformas da empresa estão com certificados de conformidade vencidos devido a situações excepcionais que estão sendo administradas, caso a caso, junto à Marinha, para a prorrogação dos certificados de conformidade. Isso, entretanto, não significa que a segurança nessas unidades esteja comprometida. A Petrobras reitera, finalmente, que o fato de alguns certificados de conformidade estarem vencidos não significa que haja qualquer risco operacional ou para a segurança das pessoas que nelas trabalham e que todas providências estão sendo tomadas pela Companhia para atualização dos certificados.

Deixe seu comentário

Prezado leitor,

Lembramos que não serão aceitos comentários que tenham conteúdo ou termos ofensivos, nem que sejam desassociados do tema do post. Dúvidas sobre temas diversos devem ser encaminhadas ao Fale Conosco do site.

 caracteres restantes