Solidariedade em busca da transformação social

10 de setembro de 2010 / 12:03 Reportagens Enviar por e-mail Enviar por e-mail Imprimir

A+ A-

Partindo do entendimento de que ninguém nasce voluntário, o Programa de Voluntariado Corporativo da Petrobras vem estimulando o engajamento qualificado de sua força de trabalho e de seus aposentados. A iniciativa, que completa cinco meses, reúne e cria oportunidades para que os interessados possam exercer atividades com foco na transformação da realidade social. Hoje, a Rede Geral de Voluntários Petrobras já contabiliza um batalhão de mais 2.300 usuários cadastrados prontos para ajudar.

Longe da linha do assistencialismo, as ações do Voluntariado Corporativo pretendem valorizar saberes e potencialidades locais da comunidade onde atuam. Além da preocupação com a sustentabilidade das mudanças sociais, o programa procura estimular a articulação dos projetos com as políticas públicas.

O programa começou a ser desenvolvido a partir do Projeto de Voluntariado Petrobras Fome Zero, em 2003, quando se notou o potencial da força de trabalho e dos aposentados da Companhia para estas ações. Agora, em sua segunda fase, iniciada há cerca de cinco meses, a iniciativa engloba a Rede Geral de Voluntários Petrobras, que permite a articulação on-line dos cadastrados, e Comitês Locais, responsáveis pela disseminação da cultura do voluntariado na área ou unidade onde estão inseridos. Atualmente, há 45 Comitês distribuídos em todo o país.

Mais do que integrar as iniciativas voluntárias do público interno já existente, uma das preocupações da empresa é que os participantes de perfis diversos possam encontrar espaço adequado às suas expectativas e possibilidades. Desta forma, se o objetivo do voluntário é desenvolver um projeto social, executar uma ação individual, como dar aulas ou cuidar de idosos, ou participar de campanhas de mobilização em prol de causas sociais, há espaço e apoio para todos.

“Na rede de voluntários há um link de ‘oportunidades’. Ali os inscritos podem inserir ofertas de serviço voluntário, solicitar doações para a instituição em que trabalhe como voluntário, além de propor ações a um comitê, como, por exemplo, a realização de uma obra em uma creche. Ou seja, os voluntários devem criar as oportunidades de atuação. A Petrobras entra com o recurso e com o ferramental, mas os voluntários é que devem ser incentivados a apresentar propostas”, explica Ana Paula Mattos, responsável pelo Programa de Voluntariado Coorporativo.

A iniciativa também dá uma força para o voluntariado se aperfeiçoar e evoluir para formas mais complexas de participação social. Para isso, são promovidos cursos de formação, por meio da Universidade Petrobras. O aprendizado oferece ainda base técnica para o planejamento e execução dos projetos.

Outra vertente de ação do programa ocorre por meio do concurso de projetos sociais, do qual podem participar grupos de voluntários em parceria com organizações civis legalmente constituídas. O primeiro será realizado em 2011 e será nos moldes da seleção pública de projetos sociais patrocinados pela Petrobras. Portanto, as ações devem estar alinhadas com a política de responsabilidade social da Companhia.

Uma das novidades do Voluntariado é o Blog , que foi lançado, em agosto, com a proposta de ser um espaço de estímulo para os voluntários. Na seção Segundas Azuis da página, são divulgados relatos e lembranças de quem se dedica, de formas diferentes, a contribuir para a construção de um país cidadão. São histórias, como a de Fabio Maccariello, analista de comercialização e logística da Petrobras, que, ao ser voluntário do projeto Gera Renda – voltado para a capacitação de jovens com idades entre 18 e 29 anos, provenientes de diferentes comunidades do Rio de Janeiro – descobriu que também podia ser professor de matemática. Para ele, foi uma oportunidade de dar algum retorno para a sociedade, devolvendo o que aprendeu em uma universidade pública, e para os jovens do projeto a oportunidade de mudança de perspectiva social.

Inspiração não falta!

Deixe seu comentário

Prezado leitor,

Lembramos que não serão aceitos comentários que tenham conteúdo ou termos ofensivos, nem que sejam desassociados do tema do post. Dúvidas sobre temas diversos devem ser encaminhadas ao Fale Conosco do site.

 caracteres restantes