Ranking de notoriedade online destaca a Petrobras

20 de setembro de 2010 / 14:41 Reconhecimento Enviar por e-mail Enviar por e-mail Imprimir

A+ A-

Pesquisa da Llorente & Cuenca que avaliou a performance nas redes sociais online de 34 empresas – sendo 20 multinacionais brasileiras listadas no Ibovespa e 14 grupos internacionais que atuam nos mesmos setores – destaca a notoriedade da Petrobras. A Companhia aparece no quinto lugar do ranking e é a primeira entre as pesquisadas no Brasil.

Desde 2008, a Petrobras integra as redes sociais em sua estratégia de comunicação e, hoje, possui, além do blog Fatos e Dados,  Twitter, canal no Youtube, Fan Page no Facebook, vários blogs criados para públicos específicos, como o Compacto, e incorpora as mídias sociais em projetos específicos de comunicação como o Brasileirão Petrobras.

Leia a reportagem Cinco brasileiras figuram em time de ‘notáveis’ na web, publicada na última sexta-feira, no Valor Econômico. Veja também as respostas enviadas ao jornal.

Pergunta: Gostaria de saber há quanto tempo a Petrobras faz uso das redes sociais? Em que redes a empresa mantém perfil, há quanto tempo está em cada um e quantos seguidores (Facebook, LinkedIn, Orkut, Twitter, blog, Foursquare, etc.) Que tipo de informação é transmitida em cada um desses perfis?

Resposta: A Petrobras utiliza redes sociais como parte de sua estratégia de comunicação desde 2008. Nesse ano, foi criado o blog Petrobras 40 anos em Minas, ambiente que a empresa utilizou para se relacionar com os moradores de Minas Gerais, evidenciando os benefícios que sua atuação trazia para a economia, sociedade e cultura do estado. A iniciativa aproximou a marca do público e foi selecionada para a audiência pública do Prêmio Aberje daquele ano.

Outros blogs também foram criados para relacionamento com públicos específicos, mas o de maior destaque foi o Petrobras Fatos e Dados, criado em 2009 e que se consolidou como um dos principais blogs corporativos do mundo. Em pouco mais de um ano no ar, o ambiente já atingiu mais de 2.800.000 visitas e é hoje uma ferramenta vital para democratizar e oferecer transparência à comunicação da empresa. Como reconhecimento, o blog recebeu em 2010 o Gold Quill Awards na divisão “Communication Management”, categoria “Social Media”. Em sintonia com o blog, a Petrobras mantém o perfil @blogpetrobras no twitter, que conta com mais de 27.000 seguidores.

Em outubro de 2009, a Petrobras expandiu ainda mais sua presença digital, incorporando um brand channel no YouTube (www.youtube.com/canalpetrobras), que contabiliza em menos de um ano mais de 255.000 visualizações. Nele são disponibilizados vídeos de diversos temas relacionados à atuação da empresa.

Em abril de 2010, foi criada a Fan Page da Petrobras no Facebook (www.facebook.com/fanpagepetrobras), ambiente interativo em que a empresa está aberta para a conversação com o público. Espontaneamente, sem nenhuma ação de mídia específica, a Petrobras já conta com mais de 500 fãs do perfil, que comentam e interagem diariamente com os conteúdos publicados.

Além desses canais institucionais, a Petrobras incorpora as mídias sociais em projetos específicos de comunicação, criando um mecanismo de diálogo contínuo. Este é o caso do Brasileirão Petrobras (www.brasileiraopetrobras.com.br), plataforma em que a empresa utiliza o patrocínio do Campeonato Brasileiro de Futebol para se relacionar com os consumidores. O projeto conta com um canal no YouTube (www.youtube.com/brasileiraopetrobras), com cerca de 240.000 vídeos assistidos em 2 meses, um perfil no Twitter (@todastorcidas) com mais de 3500 seguidores e Fan Page no Facebook, com mais de 300 fãs.

Pergunta: A Petrobras possui perfis em outros idiomas? Quais? É possível saber quantos seguidores em outros países possui?

Resposta: Inicialmente, o foco de nossa atuação nas redes sociais é com o público brasileiro. Mas existem algumas ações pontuais, como o site Tu Chile (www.petrobrastuchile.cl), que fez parte da chegada da Petrobras no mercado chileno e contou com uma aplicação colaborativa no Google Maps e um aplicativo no Facebook.  O novo site Global da Petrobras, que está sendo reformulado, vai contar com um blog e canais de compartihamento de conteúdos nas redes sociais. Vemos enorme potencial em trabalhar com stakeholders internacionais. No nosso canal oficial no Youtube, os documentários mais recentes foram traduzidos para inglës e espanhol, o que aumentou a porcentagem de usuários de fora do Brasil para quase 10% (com mais acessos dos EUA, Colômbia e Reino Unido). A iniciativa mais recente foi a criação deum perfil no twitter em inglês para relacionamento com investidores (www.twitter.com/petrobras_ir).

Pergunta: Com que frequência atualiza esses perfis? E com que frequência as perguntas dos usuários são respondidas e em quanto tempo? A Petrobras mantém equipes para cuidar desses perfis? São equipes de quantas pessoas? Estão vinculadas à área de marketing ou a que área? Há algum investimento específico para atuação nesses canais?

Resposta: A Petrobras mantém uma equipe dedicada para gestão de seus ambientes digitais e seus canais de mídias sociais. Todos eles são profissionais da gerência de Comunicação Institucional da empresa e, quando necessário algum trabalho especializado, recorre-se às agências digitais licitadas. Os canais são atualizados diariamente, buscando trazer relevância e aderência contextual para o público que os segue. Como as mídias sociais demandam respostas ágeis, procura-se responder as perguntas o mais rápido possível, considerando-se a especificidade de cada tema abordado.

Pergunta: Gostaria que falassem um pouco a respeito do jogo social Podium Grand Prix lançado no Facebook e no Orkut. Quanto foi investido nesse produto? Quem desenvolveu o jogo? Qual tem sido a audiência? O lançamento do jogo trouxe algum reflexo em termos de vendas de combustíveis ou divulgação da marca?

Resposta: O Podium Grand Prix foi o primeiro social game desenvolvido pela Petrobras. O objetivo deste projeto foi utilizar o entretenimento e a socialização do público nas redes como forma de divulgar os atributos da linha Podium, a mais avançada tecnologia de combustíveis do país. O jogo foi desenvolvido através do contrato que a Petrobras tem com a Agência Click. Mais de 1000 pessoas já jogaram o aplicativo e a expectativa é de crescimento, já que o jogo encontra-se incorporado à Fan Page da empresa. Como são feitas diversas ações de comunicação da linha Podium, é difícil isolar o efeito do jogo para identificar o aumento das vendas de combustível, mas pelo feedback dos usuários, percebe-se que o jogo é um importante instrumento para tangibilizar os benefícios do produto.

Pergunta: Gostaria que a empresa falasse um pouco a respeito do programa Compacto (quando foi criado, quanto é investido, audiência média, quem escolhe a programação (os seguidores da empresa ajudam a decidir a programação?).

Resposta: Para divulgar a forte relação da Petrobras com a cultura, foi criado o videocast Compacto. No ar há dois meses, o projeto tem 35 mil exibições de seus vídeos. A programação é escolhida junto a uma curadoria especializada, mas os usuários também são convidados a sugerirem atrações (algumas delas, como o cantor paulista Curumin, vão estar nos próximos episódios), principalmente pelo Twitter, onde o Compacto já tem mais de 1.000 seguidores.

Pergunta: A empresa notou algum ganho no relacionamento com os clientes graças à participação nessas redes sociais?

Resposta: O ganho no relacionamento com o público é evidente em todos os projetos de mídias sociais da Petrobras. Através do monitoramento das conversações entre a marca e consumidores ou mesmo entre consumidores, observa-se que essa relação aberta e democrática é sempre bem percebida pelas pessoas. Abrir-se para o diálogo é um desafio constante, mas é um caminho sem volta para marcas que querem ser relevantes para os públicos.

Pergunta: Em relação ao projeto do pré-sal, por exemplo, a empresa desenvolveu algum tipo de ação específica para as redes sociais?

Resposta: Sim, existem projetos em andamento, mas que não podem ser divulgados até o momento. O pré-sal é um dos temas mais importantes para a comunicação da Petrobras.

Pergunta: A empresa pretende criar perfis em outras redes?

Resposta: A Petrobras atua de maneira orgância nas redes sociais. Estamos contantemente identificando a potencialidade e a pertinência do uso de novos canais de conversação. Mais do que o simples encantamento com a forma, entendemos que é essencial atuar de maneira consistente com toda a estratégia de presença digital que temos traçado.

Deixe seu comentário

Prezado leitor,

Lembramos que não serão aceitos comentários que tenham conteúdo ou termos ofensivos, nem que sejam desassociados do tema do post. Dúvidas sobre temas diversos devem ser encaminhadas ao Fale Conosco do site.

 caracteres restantes