Cinema no Rio: uma expedição pelo Vale do São Francisco

30 de setembro de 2010 / 15:39 Reportagens Enviar por e-mail Enviar por e-mail Imprimir

A+ A-

Uma expedição cinematográfica no vale do São Francisco. Talvez seja esta a melhor definição para o projeto Cinema no Rio, que desde 2004 cuida de popularizar e difundir a sétima arte, exibindo filmes nacionais nas comunidades ribeirinhas.

Em 2010, o projeto, que encerra a temporada no próximo sábado (2/10), percorreu 19 cidades do interior de Minas Gerais e da Bahia exibindo em praça pública desde os clássicos até alguns dos mais recentes lançamentos cinematográficos produzidos no Brasil.

Nesses seis anos de existência, o projeto percorreu o rio São Francisco da nascente à foz, passando por municípios dos estados de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe. Nessas cidades, o cinema é finalmente descoberto e nas poucas que um dia tiveram cinema, o projeto traz a lembrança dos bons e velhos tempos em que assistir a um filme era o melhor programa.

A programação é gratuita com exibição em praça pública e, em cada uma das 19 cidades participantes do Cinema no Rio, acontecem 2 exibições de longas metragens, em película 35mm, e pelo menos uma projeção de animação e uma de curta-metragem.

Em cada sessão é projetado também um vídeo feito em torno de depoimentos e impressões dos moradores da comunidade onde está acontecendo a exibição.

Para além das sessões de cinema…

O Projeto conta também com a Oficina Imagem em Movimento , que tem por objetivo explicar o princípio básico do cinema, por meio da confecção de dois brinquedos ópticos – o Traumatrópico e o Flip-book. Acompanhando o projeto, tem-se também a presença de um antropólogo, que realiza um levantamento das manifestações artísticas e culturais de cada comunidade visitada.

Para conhecer melhor este projeto visite o site http://www.cinemanorio.com.br/2010/ e o blog http://www.cinemanoriosaofrancisco.blogspot.com/ e siga o perfil no twitter @cinemanoRioSF.

O projeto é realizado pela CineAr com patrocínio Oi e Petrobras e apoio cultural Oi Futuro. As fotos deste post são do fotógrafo André Forssati.

Deixe seu comentário

Prezado leitor,

Lembramos que não serão aceitos comentários que tenham conteúdo ou termos ofensivos, nem que sejam desassociados do tema do post. Dúvidas sobre temas diversos devem ser encaminhadas ao Fale Conosco do site.

 caracteres restantes