Petrobras participa no Global Clean Energy Forum

1 de outubro de 2010 / 18:03 Reportagens Enviar por e-mail Enviar por e-mail Imprimir

A+ A-

O diretor de biodiesel da Petrobras Biocombustível, Alberto Fontes, participou nesta sexta-feira (1/10) de Fórum dedicado ao tema das energias renováveis, em Lisboa (Portugal). O evento, iniciado ontem, reuniu especialistas, membros do executivo português, presidentes e representantes de diversas empresas de todo o mundo, para discutir o tema das energias renováveis.

Alberto Fontes foi um dos palestrantes do painél “Delineando o novo futuro para energia: Passos até 2050”, que contou com as participações de Mike Hogan, da European Climate Foundation, Thijs Aarten, da Kema, Paul van Son, da Dii GmbH, Graham Watson da MEP e Carlos Zorrinho, Secretário de Estado da Energia e Inovação do governo português.

O diretor informou, em sua palestra, que “os biocombustíveis apresentam um grande potencial de contribuição para a transição de uma matriz energética intensiva em carbono para uma matriz mais limpa”, alertando também, para a “necessidade de preservação do meio ambiente e da promoção da inclusão social.”

Fontes disse ainda que “o desenvolvimento das tecnologias de segunda geração serão fundamentais para garantir a participação dos biocombustíveis em grande escala até 2050”.

Adicionalmente, destacou como exemplo o caso do Brasil “a experiência do País no desenvolvimento e uso das energias renováveis deveria ser observada como referência, em função dos resultados obtidos até o presente. Hoje, no Brasil, o consumo de etanol é da ordem de 53% e o de gasolina é de 47%. Além disso, os novos motores que equipam a frota leve são, na sua grande maioria, flexíveis ao uso de etanol ou gasolina”.

Fontes ressaltou ainda que a Petrobras, como empresa integrada de energia, manterá investimentos em biocombustíveis. De acordo com o Plano de Negócios 2010-2014, estão previstos investimentos de US$ 3,5 bilhões em produção, logística e pesquisa para biocombustíveis. 

Deixe seu comentário

Prezado leitor,

Lembramos que não serão aceitos comentários que tenham conteúdo ou termos ofensivos, nem que sejam desassociados do tema do post. Dúvidas sobre temas diversos devem ser encaminhadas ao Fale Conosco do site.

 caracteres restantes