Petrobras: 57 anos abrindo novos horizontes

3 de outubro de 2010 / 09:49 Reportagens Enviar por e-mail Enviar por e-mail Imprimir

A+ A-

Líder no setor petrolífero brasileiro e maior companhia da América Latina, a Petrobras completa, neste domingo (3/10),  57 anos de existência. Abrindo novos horizontes, a Companhia chegou, em abril deste ano, até a Oceania, com a aquisição de 50% de um bloco exploratório na Austrália. A entrada no único continente onde ainda não atuava consolida a presença global da empresa. Mirando em novos desafios, a  Petrobras está diversificando sua matriz energética, apostando em projetos de gás natural, biomassa de cana-de-açúcar e em energia eólica. Somente este ano, cinco eólicas do Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica (Proinfa) entraram em operação em Pernambuco. Outra novidade é a construção de três novas fábricas de fertilizantes nitrogenados – utilizados, sobretudo, como adubo na agricultura brasileira – previstas para entrar em operação em 2014 e 2015.

Fundada em 3 de outubro de 1953 pelo presidente Getúlio Vargas, a Companhia possui uma trajetória que se associa ao desenvolvimento do país, pontuada por marcos, como o salto tecnológico que representou a exploração em águas profundas à descoberta das reservas de óleo e gás na camada pré-sal, passando pela conquista da autossuficiência.  Confira a linha do tempo.

Conduzindo suas atividades com responsabilidade socioambiental, a empresa faz parte do Índice Dow Jones de Sustentabilidade desde 2006, com destaque para o aperfeiçoamento contínuo das práticas de governança corporativa e a adoção de padrões internacionais de transparência.

Hoje, o Sistema Petrobras é composto de cerca de 300 subsidiárias, coligadas e controladas e possui mais de 100 plataformas de produção, 16 refinarias, 30 mil quilômetros em dutos e mais de seis mil postos de combustíveis. Rumo ao futuro e com um passado pontuado por conquistas, a Petrobras reafirma que o “desafio é a nossa energia“.

Deixe seu comentário

Prezado leitor,

Lembramos que não serão aceitos comentários que tenham conteúdo ou termos ofensivos, nem que sejam desassociados do tema do post. Dúvidas sobre temas diversos devem ser encaminhadas ao Fale Conosco do site.

 caracteres restantes