Prêmio Culturas Indígenas com patrocínio da Petrobras

4 de outubro de 2010 / 12:18 Meio Ambiente e Sociedade Enviar por e-mail Enviar por e-mail Imprimir

A+ A-

O Prêmio Culturas Indígenas, realização conjunta da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (MinC), organizações indígenas e com patrocínio da Petrobras, chega a sua terceira edição com novo formato. Em 2010, o objetivo é selecionar, entre as inscrições habilitadas em 2007, os 92 trabalhos que serão premiados com R$ 20 mil cada um.

Desde a primeira edição, realizada em 2006, o prêmio cadastrou 1.150 ações de fortalecimento das culturas indígenas em todo o Brasil. Do total de inscritos, foram premiadas 184. “Muitas das iniciativas inscritas em 2007 foram habilitadas como práticas de fortalecimento cultural mesmo não recebendo o prêmio. E será justamente entre essas práticas que faremos a seleção, premiando o esforço das comunidades e organizações que enviaram suas inscrições”, explicou o coordenador Mauricio Fonseca.

Outra novidade da atual edição será a criação de um portal de informações interativo sobre culturas indígenas que será lançado simultaneamente à premiação, marcada para o final do ano. A idéia é que o portal, alimentado pelo banco de dados do prêmio, seja também um canal de divulgação das culturas indígenas.

Por meio do site, serão disponibilizadas para a rede de comunidades e organizações indígenas, entre outros segmentos, informações e ferramentas que estimulem a troca de experiências, ofereçam subsídios para elaboração de políticas públicas e que ampliem o mapeamento e a divulgação dessas expressões culturais. O objetivo deste portal é de fortalecer a rede das culturas indígenas.

Ação inédita do MinC para incentivar a produção cultural indígena, o prêmio busca destacar as ações, projetos e iniciativas, desenvolvidos coletivamente nas comunidades indígenas do Brasil e compartilhá-los com a sociedade civil. Para conhecer mais sobre as iniciativas habilitadas e premiadas nas edições anteriores é possível consultar os catálogos ilustrativos 2006 e 2007 que trazem um perfil dessas práticas.

Homenagem – A cada edição, o Prêmio Culturas Indígenas homenageia um líder indígena reconhecido pela luta em favor dos direitos dos povos indígenas. Esta edição relembra o líder guarani Marçal Tupã-Y, assassinado em 25 de novembro de 1983 em função de seu papel na luta pela demarcação das terras indígenas. Também já foram homenageados o líder kaingang Angelo Cretã e o cacique Xicão Xucuru, respectivamente em 2006 e 2007.

As inscrições para o Prêmio Culturas Indígenas terminam no dia 15 de outubro. Mais informações pelo telefone (11) 3868-3760 ou pelo e-mail premioculturasindigenas@gmail.com.

Deixe seu comentário

Prezado leitor,

Lembramos que não serão aceitos comentários que tenham conteúdo ou termos ofensivos, nem que sejam desassociados do tema do post. Dúvidas sobre temas diversos devem ser encaminhadas ao Fale Conosco do site.

 caracteres restantes