Contratos Petrobras: Carta a O Globo

8 de outubro de 2010 / 12:57 Respostas à Imprensa Enviar por e-mail Enviar por e-mail Imprimir

A+ A-

Veja abaixo a carta enviada ao jornal O Globo e leia aqui a matéria publicada pelo veículo na sexta-feira (8/10). Leia ainda a nota Petrobras publica carta em seu blog justificando contratação de empresa de diretor da EPE , de O Globo online.

A Petrobras esclarece que, ao contrário do que a manchete de O Globo afirma, a Companhia não tem contratos vigentes com a empresa Capacità Eventos.

Em 2008, foi firmado contrato de prestação de serviços para o Batismo da P-53. A referida empresa foi responsável pela criação, produção, montagem e desmontagem da estrutura necessária para o evento. A contratação foi realizada por meio de processo licitatório na modalidade convite. Participaram seis empresas e a vencedora apresentou a proposta com menor preço. Todas as empresas participantes da licitação têm experiência de mercado na realização de eventos de grande porte.

Também em 2008, o evento Porto Alegre – Uma Visão de Futuro teve o patrocínio da Petrobras e de outras empresas por tratar-se de um debate público sobre o urbanismo sustentável e o desenvolvimento de políticas públicas para a capital gaúcha. O patrocínio da Petrobras foi de cerca de 10% do valor total, que contou com a participação de várias empresas como Banrisul, Rede Zafari entre outras. O projeto foi uma oportunidade para a Petrobras reforçar a sua imagem de empresa comprometida com a responsabilidade social e ambiental.

É importante ressaltar que os patrocínios são firmados através de contratação direta, por inexigibilidade de licitação, de acordo com o Decreto nº 2.745, de 24 de agosto de 1998, que regula os procedimentos licitatórios da Petrobras. Como cada projeto é único, não há concorrência e, portanto, não cabe licitação. A Petrobras, portando, atuou de acordo com a regulamentação. A Companhia não “se valeu do decreto 2745 (…) para não abrir uma concorrência”, como erradamente afirma o jornal.

Houve mais dois contratos com a referida empresa. Em 2007, foi realizada prestação de serviços de montagem e desemontagem de estande na Jornada Literária de Passo Fundo (RS), para a qual foi realizado processo licitatório na modalidade convite com a participação de três empresas, tendo a vencedora apresentado a proposta com menor preço. Em 2008, a Petrobras patrocinou a Conferência Mundial sobre Desenvolvimento de Cidades, em Porto Alegre.

Leia também a matéria  Empresa de diretor de estatal fechou contratos com o governo , da Folha de S.Paulo, e as notas de O Estado de S.Paulo e da IstoÉ Dinheiro online, publicadas neste sábado (9/10) com o título Ex-assessor de Dilma tem negócio com estatal.

Deixe seu comentário

Prezado leitor,

Lembramos que não serão aceitos comentários que tenham conteúdo ou termos ofensivos, nem que sejam desassociados do tema do post. Dúvidas sobre temas diversos devem ser encaminhadas ao Fale Conosco do site.

 caracteres restantes