Petrobras e Novozymes firmam parceria para o etanol celulósico

15 de outubro de 2010 / 11:49 Informes Enviar por e-mail Enviar por e-mail Imprimir

A+ A-

A Petrobras e a Novozymes firmaram acordo para desenvolvimento conjunto de enzimas para produção de biocombustíveis de segunda geração, utilizando bagaço de cana-de-açúcar para produção de etanol celulósico. O acordo abrange o desenvolvimento de enzimas e de processos de produção de etanol lignocelulósico, produzido do resíduo fibroso da produção de cana.

O potencial comercial do etanol celulósico no Brasil é considerável, devido à grande quantidade de bagaço de cana disponível no país. O Brasil é o maior produtor mundial de cana, com uma capacidade de extração de cerca de 600 milhões de toneladas por ano, atualmente produzindo 27 bilhões de litros (sete bilhões de galões) de etanol. Estima-se que a tecnologia de bagaço para etanol pode aumentar a produção de etanol do país em cerca de 40%, sem aumentar as áreas de cultura.

A Novozymes já realiza pesquisas com enzimas na conversão de bagaço para etanol celulósico, a fim de tornar o processo economicamente viável. As enzimas quebram os resíduos – como palha de milho, palha de trigo, lascas de madeira e bagaço de cana – que são fermentados para produzir o etanol.

A Petrobras vem realizando pesquisas de conversão de bagaço de cana-de-açúcar em etanol por meio de processos bioquímicos desde 2006.

Sobre a Petrobras

A Petrobras é uma sociedade anônima de capital aberto que atua de forma integrada nos seguintes segmentos: exploração e produção de petróleo e gás natural; geração e distribuição de energia elétrica; produção de derivados de petróleo, comercialização de petróleo, gás natural, gás natural liquefeito, derivados de petróleo e energia elétrica; transporte de petróleo, gás natural e derivados; produção de petroquímicos básicos; produção de fertilizantes; produção de biocombustíveis e distribuição de derivados.

Sobre a Novozymes

A Novozymes é líder mundial em bioinovação. Juntamente com seus clientes, de uma extensa gama de indústrias, cria as soluções biológicas industriais do amanhã, melhorando seus negócios e o uso dos recursos de nosso planeta.

Com mais de 700 produtos utilizados em 130 países, as bioinovações da Novozymes melhoram o desempenho industrial e protegem os recursos do planeta, proporcionando soluções significativas e sustentáveis para o mercado, em constante evolução. Leia mais em www.novozymes.com.

Deixe seu comentário

Prezado leitor,

Lembramos que não serão aceitos comentários que tenham conteúdo ou termos ofensivos, nem que sejam desassociados do tema do post. Dúvidas sobre temas diversos devem ser encaminhadas ao Fale Conosco do site.

 caracteres restantes