Tecnólogos: resposta ao Estadão

20 de outubro de 2010 / 10:20 Respostas à Imprensa Enviar por e-mail Enviar por e-mail Imprimir

A+ A-

Leia a matéria Estatais recusam egressos de cursos tecnológicos (versão on-line), publicada pelo jornal O Estado de São Paulo nesta quarta-feira (20/10). Confira abaixo a resposta encaminhada pela Petrobras ao veículo.

Pergunta: Estou fazendo uma pauta de educação sobre os cursos superiores tecnológicos. Um entrevistado me informou que a Petrobras não contrata tecnólogos, que nos editais há sempre a exigência de cursos de bacharelado. Isso é verdade? Qual o motivo disso?

Resposta: A Petrobras não aceita formação de tecnólogos em seus processos seletivos, já que, para a empresa, existem diferenças nos diplomas de graduação de ensino superior, seja quanto à carga horária, seja quanto à abrangência de atuação.

Os cursos superiores de Tecnologia visam a formar profissionais para atender campos específicos do mercado de trabalho. O profissional formado receberá a denominação de Tecnólogo.

Já os cursos superiores de graduação de Bacharelado são cursos que conferem diplomas de bacharel ou de título específico referente à profissão (Ex. médico). São cursos que habilitam o portador a exercer uma profissão de nível superior. Alguns cursos de bacharelado oferecem diferentes tipos de habilitação, que devem, necessariamente, compartilhar um núcleo comum de disciplinas e atividades. O curso de Comunicação, por exemplo, apresenta habilitações em Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade e Propaganda.

O Licenciado possui no seu currículo ou grade escolar disciplinas que lhe permitem ministrar aulas, entretanto não consta do seu currículo disciplinas que são essenciais para a execução de atividades da indústria do petróleo. Já o currículo do Bacharel atende à Companhia, visto que contém disciplinas importantes para o exercício de atribuições na indústria do petróleo.

Deixe seu comentário

Prezado leitor,

Lembramos que não serão aceitos comentários que tenham conteúdo ou termos ofensivos, nem que sejam desassociados do tema do post. Dúvidas sobre temas diversos devem ser encaminhadas ao Fale Conosco do site.

 caracteres restantes