R$ 110 milhões para patrocínio a 113 projetos sociais

25 de outubro de 2010 / 15:45 Informes Enviar por e-mail Enviar por e-mail Imprimir

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A Petrobras anunciou nesta segunda-feira (25/10) os 113 projetos sociais contemplados na seleção pública 2010 do Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania. Foram selecionados projetos de todos os estados brasileiros, sendo 14 da Região Norte, 40 do Nordeste, 8 do Centro Oeste, 31 do Sudeste, 16 do Sul, 2 de abrangência regional e 2 de abrangência nacional. Serão investidos R$ 110 milhões no período de dois anos nos 113 projetos selecionados.

Através do Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania, a Companhia investe em projetos voltados para Geração de Renda e Oportunidade de Trabalho, Educação para a Qualificação Profissional e Garantia dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes. A nova edição do Programa consolida a Petrobras como a maior patrocinadora de projetos sociais do Brasil.

A distribuição territorial dos projetos contemplou mais de 450 municípios em todos os estados brasileiros. A Região Norte terá 14 projetos patrocinados, com recursos de R$ 13,1 milhões. O Nordeste terá 40 projetos, que receberão R$ 40,4 milhões. No Centro Oeste, os 8 projetos selecionados obterão R$ 9,1 milhões. No Sudeste, são 31 projetos, com recursos de R$ 31,8 milhões. Os 16 projetos da Região Sul receberão R$ 11,2 milhões. Além destes, os 4 projetos com abrangência regional e nacional receberão recursos de R$ 3,9 milhões.

No total, 5183 projetos foram inscritos na seleção pública. A escolha dos projetos se estendeu de julho a setembro e envolveu mais de 150 avaliadores, que foram distribuídos em quatro etapas de análise: triagem administrativa; triagem técnica e avaliação econômica; Comissão de Seleção e Conselho Deliberativo.

Veja a lista completa de projetos selecionados no site do Programa.

Dados do Programa

De 2007 a 2009, o Programa investiu R$ 396 milhões em mais de 1,8 mil projetos. O Programa prevê investimentos de R$ 1,3 bilhão até 2012, que deverão permitir a realização de projetos que atendem direta e indiretamente a 18 milhões de pessoas em todos os estados do país.

Caravanas Sociais

Com o objetivo de promover a igualdade de condições no acesso aos recursos do processo seletivo, a Petrobras realizou, durante o período de inscrições, as Caravanas Sociais. Seu principal objetivo foi esclarecer dúvidas referentes ao regulamento, regimento e roteiro de elaboração de projetos do processo seletivo. As caravanas aconteceram em duas modalidades: presencial e virtual.

As caravanas presenciais foram oficinas com participação livre e gratuita, realizadas em todos os estados brasileiros, que reuniram cerca de 4.440 representantes de organizações com atuação no terceiro setor brasileiro.

A caravana virtual disponibilizou, durante todo o período de inscrições, uma equipe de consultores responsável por realizar atendimento on line, via chat. Foram realizados 7962 atendimentos a instituições interessadas em esclarecer dúvidas referentes ao processo seletivo.

Etapas de seleção

Entre 24 de março e 24 de maio deste ano, foram realizadas 5183 inscrições na internet, das quais 3958 efetivamente foram consideradas válidas (inscrição na internet e projeto enviado) para a primeira etapa de triagem administrativa de documento. Na triagem administrativa, é verificada a apresentação dos documentos exigidos pelo regulamento.

Cada projeto aprovado nessa fase é encaminhado para a triagem técnica e avaliado por técnicos de acordo com os critérios apresentados no edital. Nesta etapa, os projetos foram analisados por 102 avaliadores, incluindo técnicos contratados, jornalistas, representantes da Ordem dos Advogados do Brasil/RJ e da Petrobras.

A triagem técnica selecionou 661 projetos de todos os estados brasileiros, que foram encaminhados para a avaliação da Comissão de Seleção, na segunda etapa do processo de avaliação. A Comissão foi composta de 27 integrantes, incluindo representantes da Petrobras e representantes do governo federal, da OAB, da imprensa, da UNICEF, do SEBRAE, da FINEP e de organizações da sociedade civil.

A Comissão de Seleção aprovou 173 projetos para análise do Conselho Deliberativo, órgão orientador do processo de seleção pública do Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania e instância final do processo de análise e seleção dos projetos. O Conselho selecionou 113 projetos que receberão patrocínio da Petrobras. O Conselho foi composto de representantes do governo federal, da OAB, da imprensa, de organizações da sociedade civil e empregados da Petrobras, totalizando 13 integrantes.

Novo patrocínio ao Afroreggae

A Petrobras também anunciou nesta segunda-feira (25/10) o patrocínio ao projeto Petrobras: Arte na Praça, do Grupo de Ação Social Afroreggae. O projeto prevê a realização de uma programação cultural na Praça Tropicalismo, localizada em Vigário Geral, Rio de Janeiro, em frente ao Centro Cultural Waly Salomão, inaugurado recentemente pelo Afroreggae. O objetivo do projeto é democratizar o acesso às manifestações culturais, criar um espaço de conhecimento artístico e celebração do convívio coletivo na comunidade.

A programação incluirá apresentações de teatro, cinema, dança e música, sendo todos os eventos oferecidos gratuitamente para a população local e visitantes. Além de receber artistas de fora do Afroreggae, o espaço contará com apresentação dos artistas formados nas oficinas oferecidos pelo grupo.

O local será também um dos palcos do Viradão Cultural, evento que ocorre uma vez por ano na cidade do Rio de Janeiro. Além dos eventos fixos às sextas-feiras, sábados e domingos, o Afroreggae fará parceria com as duas escolas públicas locais para trazer as crianças para eventos de teatro, dança, cinema e música que se realizarão em horário diurno na Praça.

A Petrobras é parceira do Afroreggae desde 2006 e foi a primeira empresa a aportar patrocínio institucional ao grupo por intermédio da Lei Rouanet. Além de apoiar anualmente a manutenção das atividades artísticas desenvolvidas nas cinco comunidades cariocas onde o grupo atua (Vigário Geral, Cantagalo, Parada de Lucas, Complexo do Alemão e Nova Era), a Petrobras foi uma das patrocinados da construção do Centro Cultural Waly Salomão em Vigário Geral, que abriga atividades culturais e educacionais.

A Companhia também patrocina o programa de TV do grupo, Conexões Urbanas, que vai ao ar no canal Multishow, e o programa de rádio do projeto. Além disso, contrata bandas do grupo para apresentações no Brasil e no exterior. Desta forma, a Petrobras investe no potencial destes jovens, estimulando sua criatividade e produção artística e valorizando a cultura local.

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