Nova Descoberta na Bacia de Sergipe

27 de outubro de 2010 / 10:02 Informes Enviar por e-mail Enviar por e-mail Imprimir

A+ A-

A Petrobras informa que a perfuração do primeiro poço em águas ultraprofundas da Bacia de Sergipe-Alagoas identificou a presença de petróleo de qualidade semelhante ao das águas profundas da Bacia de Campos. Trata-se de uma nova fronteira exploratória.

Foi confirmada a existência de grandes acumulações nas porções mais distantes dessa bacia, com volumes superiores àqueles encontrados nos campos de Guaricema e Dourado, em águas rasas. Dados obtidos nos testes indicam a presença de petróleo leve.

O poço, denominado 1-BRSA-851-SES (1-SES-158), conhecido como Barra, está localizado no bloco SEAL-M-426 da concessão BM-SEAL-11, nordeste da sub-bacia de Sergipe, em profundidade de água de 2.341 metros, a 58 km da costa do estado de Sergipe.

O poço 1-SES-158 testou depósitos em acumulação desenvolvida em área de aproximadamente 70 km2. O campo análogo mais próximo, Piranema, está a 90 km de distância. Do poço, ainda em perfuração, continuarão sendo obtidas amostras de reservatórios mais antigos e profundos.

As informações até agora obtidas são suficientes para atestar a descoberta de uma nova província petrolífera na Bacia de Sergipe-Alagoas. Após o término da perfuração, o consórcio formado pela Petrobras (60% – Operadora) e IBV-Brasil (40%), para a exploração da concessão BM-SEAL-11, dará continuidade às atividades e aos investimentos, através da perfuração de outros poços pioneiros e da elaboração de Plano de Avaliação de Descoberta a ser definido pela ANP.

Esclarecimentos sobre descoberta na Bacia de Sergipe/Alagoas (Atualizado em 28/10)

Com o objetivo de esclarecer notícias sobre o volume de investimentos e de petróleo e gás na recente descoberta na Bacia de Sergipe/Alagoas, a Petrobras confirma que os estudos realizados no primeiro poço em águas ultraprofundas naquela bacia custaram US$ 40 milhões, e que são esperados investimentos adicionais de, aproximadamente, US$ 200 milhões para viabilizar o início da produção. As informações obtidas até agora não são suficientes para divulgação de expectativa de volumes recuperáveis.

Os reservatórios identificados no poço 1 – SES – 158 são semelhantes aqueles que ocorrem na Bacia de Campos, na sua seção marinha. Também é importante registrar que a presença de petróleo leve nestes reservatórios foi atestada através de perfis obtidos do poço que continua em perfuração para avaliar reservatórios mais antigos e profundos.

14 respostas para “Nova Descoberta na Bacia de Sergipe”

  1. Maryane Pimenta disse:

    Parabéns a cada empregado, estes que não medem esforços para ver a nossa Petrobras no ponto mais alto das empresas petroliferas,e a Bacia de Sergipe/Alagoas que agora tem mais um desafio.Como diz o nosso slogan, O DESAFIO É A NOSSA ENERGIA!

  2. Adilson dos Santos disse:

    Esta descoberta do pré-sal do nordeste certamente trará mais desenvolvimento essa região mais pobre do Brasil.
    Parabéns PETROBRAS!!!

  3. Pereira disse:

    Nos brasileiros estamos orgulhosos de você, GABRIELLI, à frente da administração de uma das maiores empresa de energia do mundo!!!
    A PETROBRAS é hoje, uma empresa admirada mundo afora, graças ao talento e competência de sua administração.Nós nos orgulhamos!!! O Brasil está em festa por todos os feitos desta fantástica Empresa!!!
    Viva a gente brasileira!!!
    Viva a PETROBRAS!!!
    Vida longa PETRBRAS!!!
    Viva o grande brasileiro GABRIELLI!!!
    Vida longa GABRIELLI!!!
    Viva o Presidente e Estadista Luiz Inácio LULA da Silva.
    Vida longa Presidente LULA!!!

  4. Judite Capella disse:

    Continuo me emocionando e vibrando com esta empresa e com este Pais! Parabéns à Petrobras, ao BRASIL e aos brasileiros!

  5. Camilo Canezin Leão disse:

    Estamos prestes a encotrar o Pré-sal do Nordeste, do sul da Bahia até o norte do Maranhão.

  6. Paulo Salgado Machado Coelho disse:

    Esta descoberta é uma enorme compensação para os esforços de todos os petroleiros da Bacia de Sergipe e Alagoas e certamente representará um verdadeiro oxigênio para toda a população do Nordeste. Parabéns aos envolvidos em mais esse sucesso da Petrobras.

  7. iris januario dos santos disse:

    28/10/2010

    Os investimentos na tecnologia e nas inovações estão dando resultados preciosos a nossa empresa, ao nosso país e a todos os brasileiros. Tenho 30 anos nesta empresa e me orgulho de fazer parte deste contigente de professionais competentes que tem a nossa Petrobrás, dizem que estamos em 2°- lugar no ranking, mas para mim somos a priemira do MUNDOOOO.

  8. Carlos Roberto Medalha disse:

    Tenho 35 anos de Petrobras e, embora tenha vivenciado tantas vitórias desta invejável empresa: vencendo as ameaças no passado, superando-as brilhantemente e dando como resposta um grande salto no ranking mundial, passando ao 2º lugar entre as magnatas do petróleo do mundo, me orgulho em dizer que nunca na história desta empresa vi tamanho sucesso numa mesma gestão. Parabéns Petrobras! Parabéns Brasil!

  9. RENATO DUARTE CAMINHA disse:

    Obrigado Petrobras! E que tudo isso continue com a gente.

  10. Admilson Cassimiro disse:

    Esta descoberta em águas profundas na bacia SE/AL é a primeira de muitas outras que surgirão.Sucesso Petrobras, avante Brasil!

  11. Raphael Loureiro disse:

    Parabéns aos profissionais da Petrobras!

    Se continuar assim, daqui a pouco vão descobrir petróleo na lua!

  12. dsilentio disse:

    Deste jeito,o petróleo dentro de pouco tempo não terá mais valor!…
    Todo dia a Petrobrás faz uma grande descoberta.

  13. Francisco Costa disse:

    AVANTE PETROBRAS
    É acretitando que a Petrobras é o que é hoje, parabens pelas novas descobertas.

  14. Marcelo Jaboo disse:

    FANTÁSTICO…..
    Parabéns à Petrobras pelos sucessivos…sucessos.

Deixe seu comentário

Prezado leitor,

Lembramos que não serão aceitos comentários que tenham conteúdo ou termos ofensivos, nem que sejam desassociados do tema do post. Dúvidas sobre temas diversos devem ser encaminhadas ao Fale Conosco do site.

 caracteres restantes