Petrobras é 4ª maior empresa de energia do mundo

9 de novembro de 2010 / 18:28 Reconhecimento Enviar por e-mail Enviar por e-mail Imprimir

A+ A-

A Petrobras subiu do sexto para o quarto lugar no ranking das 250 principais empresas globais de energia, divulgado pela agência Platts, uma das líderes mundiais em informações sobre energia e commodities. A Petrobras é a única empresa latino-americana listada entre as dez primeiras.

Segundo a agência, o bom resultado da Companhia deve-se às descobertas no pré-sal, definidas como “uma das maiores descobertas de petróleo das últimas décadas”, e pelas perspectivas de fortalecimento da atuação da Petrobras nas atividades de exploração e produção de petróleo no País.

A subida da Petrobras no ranking acompanhou o desempenho de outras empresas dos “BRICs”. Dentre as vinte primeiras companhias do ranking, onze são da Rússia, China ou Índia, além da brasileira. No ano passado, eram apenas seis.

O resultado no ranking posiciona a Petrobras como uma das cinco maiores empresas integradas de energia do mundo, como almejado pela perspectiva de longo prazo da Companhia, expressa em seu Plano Estratégico.

Sobre a Platts

A Platts é uma das principais fornecedoras globais de dados sobre energia e commodities. As notícias, preços e análises em tempo real atendem aos mercados de petróleo, gás natural, eletricidade, emissões, energia nuclear, carvão, petroquímica e metais em mais de 150 países.

O ranking das 250 principais empresas globais de energia pontua as companhias com melhor desempenho mundial segundo uma combinação de ativos, receitas, lucros e retornos sobre o capital investido, usando dados do Capital IQ, um banco de dados compilado e mantido pela Standard & Poor’s.

Confira as 10 primeiras listadas:

1. ExxonMobil Corp

2. BP

3. Gazprom Oao

4. Petrobras

5. Total SA

6. E.On AG

7. Petrochina Co

8. China Petroleum

9. Chevron Corp

10. Royal Dutch Shell

Deixe seu comentário

Prezado leitor,

Lembramos que não serão aceitos comentários que tenham conteúdo ou termos ofensivos, nem que sejam desassociados do tema do post. Dúvidas sobre temas diversos devem ser encaminhadas ao Fale Conosco do site.

 caracteres restantes