Petrobras e GE assinam acordo tecnológico para pesquisa e desenvolvimento

12 de novembro de 2010 / 17:13 Informes Enviar por e-mail Enviar por e-mail Imprimir

A+ A-

A Petrobras e a empresa General Electric (GE) assinaram, na última quinta-feira (11/10), um Memorando de Entendimentos visando futura cooperação tecnológica em projetos de pesquisa e desenvolvimento voltados para sistemas de monitoramento e controle da produção de óleo e gás.

O desenvolvimento de sistemas submarinos e compactos para a produção de óleo e gás, de inspeção e monitoramento remoto de equipamentos, dentre outros, estão entre os objetivos deste Memorando.

O acordo foi assinado no Rio de Janeiro, com a presença do Gerente Executivo do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento da Petrobras, Carlos Tadeu da Costa Fraga, da Gerente Executiva de Engenharia de Produção, Solange da Silva Guedes, do presidente e CEO da GE do Brasil, João Geraldo Ferreira, e do líder do Centro de Pesquisas Global da GE no Brasil, Kenneth Herd. A assinatura do acordo é uma das etapas para a construção pela GE de um centro de tecnologia no Brasil.

Diante das grandes perspectivas de crescimento da atividade de óleo e gás no Brasil, a Petrobras tem estimulado seus principais fornecedores a instalar aqui centros de pesquisa e desenvolvimento com objetivo de desenvolver parcerias tecnológicas de longo prazo.

“Esta estratégia de atração de centros tecnológicos de importantes fornecedores da Petrobras, como a GE, tem sido altamente bem sucedida. Este movimento, complementado pela expansão do Centro de Pesquisas da Petrobras e pela ampliação da capacidade experimental, na área de óleo & gás, nas universidades e institutos de pesquisa brasileiros, está tornando o Brasil um dos mais relevantes polos tecnológicos do mundo nesta área”, ressaltou Carlos Tadeu.

Este Memorando de Entendimentos é válido por um ano e três meses, período no qual a Petrobras e a GE, por meio de discussões técnicas, identificarão oportunidades e estabelecerão projetos de pesquisa & desenvolvimento para realização conjunta.

Deixe seu comentário

Prezado leitor,

Lembramos que não serão aceitos comentários que tenham conteúdo ou termos ofensivos, nem que sejam desassociados do tema do post. Dúvidas sobre temas diversos devem ser encaminhadas ao Fale Conosco do site.

 caracteres restantes