Entenda a prestação de serviços na Petrobras

23 de fevereiro de 2011 / 18:23 Informes Enviar por e-mail Enviar por e-mail Imprimir

A+ A-

Grandes empresas atuantes no setor de energia necessitam de prestação de serviços qualificados para o desempenho de suas atividades-meio, garantindo, dessa forma, que se dediquem efetivamente à atividade-fim. Para isso, a Petrobras, terceira maior empresa do ramo em valor de mercado, conta com empresas especializadas que prestam serviços por meio de seus contratados em funções intermediárias pontuais.

A Companhia reúne cerca de 290 mil prestadores de serviços. A maior parte, em torno de 135 mil, executa obras – isto é, atua na construção de grandes empreendimentos, como o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj) e a implantação da Refinaria Abreu e Lima, em Recife (PE) e também na ampliação e modificação de instalações. Iniciativas como essas, estratégicas para o desenvolvimento do país, demandam o aumento do número de contratações para execução de obras e implementação de melhorias em estruturas já existentes.

Manutenção e inspeção de equipamentos, assim como prestação de serviços em questões relacionadas à segurança, saúde e meio ambiente, demandam outros 56 mil prestadores de serviços.

Os serviços sazonais, decorrentes das paradas programadas de unidades para manutenção industrial, somam seis mil prestadores de serviço.

Além disso, serviços de alimentação, hotelaria, segurança patrimonial, transportes, apoio administrativo, manutenção predial e limpeza totalizam cerca de 86 mil prestadores.

Entre os anos de 2002 e 2010, os investimentos da Petrobras cresceram 547%. Alinhado a esse crescimento, a Companhia encerrou o último ano com um aumento de 167% do número de empregados concursados em relação a 2002. E em decorrência das empreitadas, o número de prestadores de serviço cresceu 224%. Até 2013, o Plano de Negócios 2010-2014 prevê aportes de 224 bilhões de dólares, dos quais 95% serão aplicados no Brasil.

12 respostas para “Entenda a prestação de serviços na Petrobras”

  1. Angela Gonzalez disse:

    Boa noite. Trabalho em uma concessionária de veículos em Santos/SP e gostaria de obter o cadastro dos fornecedores e prestadores de serviço para desenvolver um trabalho comercial. Onde posso obter esta informação? DESDE JÁ GRATA.

    • Fatos e Dados disse:

      Olá, Angela.

      Sugerimos que encaminhe sua demanda por meio do Fale Conosco disponível no nosso site. Lá há uma opção para “Negócios com a Petrobras”.
      Saudações,
      a equipe.

  2. Sandro Soares da Silva disse:

    Boa tarde preciso sabe como facho para cadastra minha empresa na Petrobras,para prestação de serviços,gostaria de mostra nossos serviços,atuamos na área da Construção civil á 12 anos,temos profissionais especializados no ramo.
    att:Sandro Soares.

    • Fatos e Dados disse:

      Prezado Sandro,

      sua dúvida foge à área de competência do blog. Sugerimos que a encaminhe por meio do Fale Conosco da Companhia, escolhendo a opção Negócios com a Petrobras.

      Atenciosamente,
      a equipe.

  3. Alcimar Costa da Silva disse:

    Temho bons conhecimentos na área elétrica (20 anos na operação de subestação e em outros seguimentos da área elétrica. Formado em Eletrotécnica (bom eletricista);bacharelado em educação física (em curso 7º período).
    Onde puder me endicar, enviarei curriculos.

    Alcimar Costa da Silva

  4. valmir de souza carvalho disse:

    preciso de informação sobre as prestadoras de serviç
    o da Petrobras para mandar meu currículo;
    queria sab er sobre a xxl,comec e outros.
    como entrar em contato e enviar curriculo imediato.

    grato,

    Valmir.

    • Fatos e Dados disse:

      Prezado Valmir,

      A Companhia informa que a admissão na Petrobras se dá somente por meio de processo seletivo público, conforme determina a legislação. Sobre oportunidades nas empresas que prestam serviços para a Petrobras, esclarecemos que devem ser procuradas essas empresas.

      Cordialmente,

      a equipe

  5. Igor disse:

    “(…)A Companhia reúne cerca de 290 mil prestadores de serviços. A maior parte, em torno de 135 mil,(…)”
    Questão de lógica: 135 não é a maior parte de 290, é 46,6% de 290.

    A frase está errada, os números estão errados ou eu estou errado?

    Abraço

  6. Angela disse:

    como faço para entra na petrobras com minha empressa na area de construção civil, como prestadora de serviço..

    • Fatos e Dados disse:

      Prezada Ângela,
      Sugerimos que envie sua pergunta para o Fale Conosco do site da empresa, selecionando a opção “negócios com a Petrobras”.
      Atenciosamente,
      a equipe

  7. Danilo disse:

    ‘A terceirização de serviços para as atividades-meio é totalmente coerente com as melhores práticas de gestão’ ?

    Onde isso?
    É uma boa prática terceirizar área-fim e pesquisa?

  8. Santos disse:

    A terceirização de serviços para as atividades-meio é totalmente coerente com as melhores práticas de gestão, e isto não tem nada a ver com o quantitativo de pessoas demandadas. Entretanto, num ambiente politizado, não são poucos os casos em que se fere alguns princípios básicos de terceirização, como a subordinação direta e a gestão de aspectos de RH (remuneração, benefícios)que deveriam ser de responsabilidade exclusiva da empresa contratada. E, lógico, que as pessoas com influência (cargos de gestão)dentro da empresa tomadora dos serviços se utilizam muito do apadrinhamento e do “nepotismo”.

Deixe seu comentário

Prezado leitor,

Lembramos que não serão aceitos comentários que tenham conteúdo ou termos ofensivos, nem que sejam desassociados do tema do post. Dúvidas sobre temas diversos devem ser encaminhadas ao Fale Conosco do site.

 caracteres restantes