Sílvio Sinedino vence eleição para representante dos empregados no Conselho de Administração

6 de março de 2012 / 16:06 Informes Enviar por e-mail Enviar por e-mail Imprimir

A+ A-

O empregado Sílvio Sinedino Pinheiro é o vencedor da primeira eleição de representante dos empregados no Conselho de Administração da Petrobras (controladora). Sinedino recebeu 6.972 votos, correspondentes a 53,3% dos votos válidos. A apuração foi realizada na manhã desta terça-feira (06/03), na sede da Petrobras, no Rio de Janeiro, com a presença dos dois candidatos e da comissão eleitoral designada para organizar o processo eleitoral.

Silvio Sinedino é analista de sistemas, está na Petrobras há 24 anos e atua na Gerência de Tecnologia Geofísica da área de Exploração e Produção. Sinedino também é presidente da Associação dos Engenheiros da Petrobras (Aepet).

A confirmação de seu nome como eleito para o Conselho de Administração será realizada conforme os prazos previstos no edital das eleições. A homologação ocorrerá na Assembléia Geral Ordinária, que reúne os acionistas da Companhia, prevista para ocorrer no dia 19 deste mês.

Um total de 14.126 empregados votaram no segundo turno das eleições, sendo 13.077 votos válidos. Os nulos e brancos somaram 1.049 votos. O candidato João Antônio de Moraes obteve 6.105 votos, correspondentes a 46,7% dos votos válidos.

A eleição ocorre em função da Lei nº 12.353, sancionada pelo presidente da República em 28 de dezembro de 2010, que garante a participação de empregados ativos nos conselhos das empresas públicas e de economia mista e em suas subsidiárias e controladas. Essa foi a primeira eleição realizada na Petrobras e deverá ocorrer anualmente.

O processo deste ano teve ampla participação dos empregados (155 se inscreveram como candidatos). Destes, 135 foram habilitados a participar do primeiro turno, realizado entre 26 e 31 de janeiro. Nenhum dos candidatos obteve maioria absoluta dos votos no primeiro turno e os candidatos mais votados – João Antônio de Moraes (2.939 votos) e Silvio Sinedino Pinheiro (1.376 votos) – disputaram o segundo turno entre 26 de fevereiro e 5 de março.

Todo o processo eletrônico de votação foi auditado pela empresa Cipher S.A. e a aplicação foi certificada pela empresa Atos Origin. Também foi garantida a confidencialidade do voto, não sendo possível a identificação de quem votou em quem e permitindo que o eleitor votasse uma única vez.

A primeira eleição do representante para o Conselho de Administração da Petrobras marca a participação dos empregados nas decisões estratégicas da Companhia e dá cada vez mais transparência às ações da empresa. A Petrobras, por meio da comissão eleitoral constituída paritariamente pela Companhia e representantes de todas as entidades sindicais, garantiu a condução do processo de forma transparente e democrática.

É importante destacar que a legislação estabelece que a fixação da política de recursos humanos não poderá contar com a participação do conselheiro representante dos empregados, caso as discussões e deliberações em pauta envolvam assuntos de relações sindicais, remuneração, benefícios e vantagens, inclusive matérias de previdência complementar e assistenciais, hipótese em que fica configurado o conflito de interesse.

Uma resposta para “Sílvio Sinedino vence eleição para representante dos empregados no Conselho de Administração”

  1. SERGIO MIYAMOTO disse:

    Com certeza a participação de um representante dos empregados no Conselho de Administração será saudável.

    Desejo ao Silvio que consiga ocupar um espaço e gradativamente demonstre aos demais membros do CA algumas das suas pretensões e que consiga realizá-las, que certamente são da classe trabalhadora.

    Parabéns à Petrobrás por mais esta realização!

    Parabéns Silvio,
    Um abraço forte!
    Sergio Miyamoto
    (Ex Diretor da Open Corretora – RJ/SP)

Deixe seu comentário

Prezado leitor,

Lembramos que não serão aceitos comentários que tenham conteúdo ou termos ofensivos, nem que sejam desassociados do tema do post. Dúvidas sobre temas diversos devem ser encaminhadas ao Fale Conosco do site.

 caracteres restantes