Mova Brasil: nova etapa para a redução do analfabetismo

2 de maio de 2012 / 14:26 Informes Enviar por e-mail Enviar por e-mail Imprimir

A+ A-

O Projeto Mova Brasil, que tem como objetivo contribuir para a redução do analfabetismo no país entre jovens e adultos, deve reunir este ano, só no Rio Grande do Norte, cerca de quatro mil e quinhentos educandos, divididos em 180 turmas nos núcleos de Natal, São Gonçalo, Macau, Alto do Rodrigues, Assú, Mossoró, Campo Grande e Apodi.

Desenvolvido desde 2003 pela Petrobras, por meio do Programa Desenvolvimento e Cidadania, pelo Instituto Paulo Freire e pela a Federação Única dos Petroleiros (FUP), o projeto está iniciando sua 4ª etapa. As aulas inaugurais das turmas deste ciclo serão realizadas até o próximo dia cinco de maio. A formação terá duração de aproximadamente nove meses.

Índices

Mais de 440 mil residentes do Rio Grande do Norte com idade acima de 15 anos não sabem ler ou escrever. O número equivale a 18,5% da população do estado, de acordo com dados do censo 2010 realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Se comparados os índices, o número ainda é quase o dobro da média geral do país que gira em torno dos 9,6%. Entretanto, o estado já registra avanços nos últimos 10 anos, período no qual a taxa de analfabetismo entre pessoas acima de dez anos de idade foi reduzida em 26,5%.

Desenvolvimento e Cidadania

O investimento da Petrobras previsto para o período de 2007 a 2012, por meio do Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania, é da ordem de R$ 1,2 bilhão com foco em projetos que promovam desenvolvimento com igualdade de oportunidades e a valorização das potencialidades locais. O programa tem a meta de atender 4 milhões de pessoas diretamente e outros 14 milhões indiretamente em todo o país. Mais informações sobre  a iniciativa no site do programa.

Deixe seu comentário

Prezado leitor,

Lembramos que não serão aceitos comentários que tenham conteúdo ou termos ofensivos, nem que sejam desassociados do tema do post. Dúvidas sobre temas diversos devem ser encaminhadas ao Fale Conosco do site.

 caracteres restantes