Petrobras Biocombustível e Governo do Rio Grande do Norte assinam acordo para produção de biodiesel

10 de julho de 2012 / 13:34 Informes Enviar por e-mail Enviar por e-mail Imprimir

A+ A-

A Petrobras Biocombustível e o Governo do Estado do Rio Grande do Norte assinaram, nesta terça-feira (10/7), em Natal (RN), protocolo de intenções para adaptação da usina experimental de biodiesel, localizada no município de Guamaré, para produção comercial. Com investimentos da ordem de R$ 5,1 milhões, a unidade atingirá, no primeiro semestre de 2013, capacidade para produzir 20 milhões de litros de biodiesel. A cerimônia contou com a presença da governadora Rosalba Ciarlini e do diretor de Biodiesel da Petrobras Biocombustível, Alberto Fontes.

Localizada no Pólo Industrial de Guamaré, a unidade experimental sedia desde 2004 o desenvolvimento de tecnologias próprias para produção de biodiesel. Nela, as equipes do Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes) testam diferentes processos e matérias-primas, como palma (dendê), mamona e girassol, com foco em inovações tecnológicas e para a melhoria dos processos e produtos. Agora, por meio do acordo, a planta experimental passará também a produzir comercialmente.

Após as obras de adaptação, a unidade poderá responder por quase toda a demanda do Estado do Rio Grande do Norte, da ordem de 22 milhões de litros por ano. “Enquanto o Cenpes segue com os projetos de pesquisa e de inovações tecnológicas que tanto contribuem para o aprimoramento do parque industrial da Petrobras Biocombustível, produziremos na mesma planta grande parte do biodiesel necessário para atender o estado”, afirma o diretor de Biodiesel da Petrobras Biocombustível, Alberto Fontes.

O acordo contempla ainda o incremento da participação de agricultores familiares na cadeia do biodiesel, com geração de até 2.430 postos de trabalhos rurais. Também prevê geração de mais 37 postos de trabalho diretos e indiretos na área industrial.

Leia também:

Deixe seu comentário

Prezado leitor,

Lembramos que não serão aceitos comentários que tenham conteúdo ou termos ofensivos, nem que sejam desassociados do tema do post. Dúvidas sobre temas diversos devem ser encaminhadas ao Fale Conosco do site.

 caracteres restantes