Destaques Internacionais 01/12/2009

Petrobras apontada pelo JP Morgan como uma das empresas mais atraentes para investimentos em 2010

A Bloomberg distribuiu despacho sobre as dez empresas escolhidas pelo JP Morgan como as mais atraentes para 2010. A Petrobras está entre os investimentos mais atraentes, de acordo com a agência. A matéria informa que, segundo o banco, o Brasil se beneficiará de um “crescimento excepcional” com as baixas taxas de juros atraindo investimentos para a infra-estrutura e produção de petróleo antes da Copa do Mundo de 2014 e dos jogos Olímpicos de 2016. O banco recomenda a compra de ações de empresas de energia e aquelas que se beneficiam da forte demanda doméstica por produtos.

Santander e Petrobras entre as escolhidas do JP Morgan em 2010

http://www.bloomberg.com/apps/news?pid=20601086&sid=afYsHzJgZZGE

O site da National Public Radio, a maior rádio dos EUA, publicou transcrição do segundo programa em uma série de três sobre o Brasil. Este programa é sobre a Petrobras e suas recentes descobertas. A matéria informa que a Petrobras está construindo enormes plataformas de produção de petróleo em estaleiros em Angra dos Reis. A rádio informa que, quando concluídas as plataformas, a Petrobras terá capacidade para produzir 180.000 barris de petróleo por dia. Segundo a matéria, a descoberta das reservas deu destaque à Petrobras, até então pouco conhecida fora do circuito do petróleo. O programa cita José Sergio Gabrielli, lembrando que o presidente da Petrobras havia dito que a petrolífera produzirá 3,9 milhões de barris por dia até 2020. Além disso, Gabrielli lembra que a empresa é a quinta maior do mundo e possui 22% das operações de águas profundas em todo o mundo, mais do que qualquer outra petrolífera.

Brasil põe as esperanças nos massivos campos de petróleo

http://www.npr.org/templates/story/story.php?storyId=120966523

A Upstream publicou nota informando que a Petrobras fretou a plataforma Far Supporter por 3 anos, a partir do início de 2010, a embarcação para manuseio de âncoras Far Sabre por 240 dias e estendeu o contrato do PSV Far Splendour por mais ano, segundo declaração da Farstad.

Farstad leva três para casa

http://www.upstreamonline.com/live/article200306.ece

A Bloomberg distribuiu despacho dizendo que a Petrobras aumentará a produção de gás natural da região amazônica para reduzir sua dependência de combustível boliviano, de acordo com Márcio Mello, ex-geólogo da Petrobras, que angariou US$276 milhões para exploração na área. A matéria informa que a HRT Oil & Gas está comprando participações em 21 blocos de exploração na Bacia do Solimões. A matéria informa que a Petrobras pretende aumentar a produção de gás para mais do que o dobro da atual, chegando a 1,1 milhão de barris por dia até 2020.

Gás amazonense acabará com a dependência da Bolívia, diz HRT

http://www.bloomberg.com/apps/news?pid=20601086&sid=afNG.FY4WuxI 

A EFE distribuiu despacho dizendo que a Petrobras assumiu hoje duas áreas de prospecção de hidrocarbonetos na província argentina de Neuquén, no oeste do país. A Petrobras Energia, filial local da estatal, ganhou a prospecção das áreas Borde de Limay e Los Vértices em uma licitação realizada pela companhia provincial Gas y Petróleo del Neuquén.

Na revista Offshore Magazine, matéria com analista do HSBC diz que começam a melhorar as condições de financiamento para projetos no setor de petróleo e gás. Ele diz que a Petrobras foi exceção entre as operadoras este ano, tendo levantado US$ 38 bilhões no mercado. 

Na Argentina, os jornais La Nacion e Cronista trazem análise sobre os investimentos no mês de novembro e ambos destacam a valorização das ações da Petrobras Brasil, que subiram 10,2%. 

No Chile, o jornal La Tercera traz matéria sobre assinatura de contrato entre a Petrobras e a Alsacia para fornecimento de combustíveis aos ônibus da Transantiago pelos próximos três anos.