Destaques Internacionais 05/02/2010

Expectativa para aprovação do plano de capitalização para a Companhia pelo Congresso

“A Petrobras espera que o Congresso aprove um plano de capitalização para a empresa no primeiro semestre de 2010”, afirmou o presidente da Companhia, José Sergio Gabrielli, registra o Wall Street Journal, com informações da Agência Estado. O plano de capitalização é parte de propostas mais amplas para alterar o atual quadro regulamentar em petróleo e gás natural para o Brasil. “Se [o plano] não for aprovado no primeiro semestre do ano, vamos ter de nos adaptar”, disse Gabrielli.

http://online.wsj.com/article/BT-CO-20100204-708578.html?mod=WSJ_World_MIDDLEHeadlinesAmericas

No portal The Oil Drum, matéria diz que o presidente da Petrobras prevê que a capacidade de produção de petróleo no mundo chega ao pico em 2010. Cita como fonte palestra que ele fez em dezembro, reproduz gráficos que ele teria apresentado.                                              

No México, o jornal Vanguardia traz matéria com o diretor de projetos especiais do Instituto Mexicano para la Competitividad, Rodrigo Gallegos Toussaint. Nela, ele diz que “hoje a Petrobras está a um passo de explorar no Golfo do México, agora os brasileiros vêm nos ensinar, quando antes vinham aprender”. 

O Upstream informa que a Petrobras inaugurou esta semana o gasoduto Cabiúnas-Reduc (Gasduc III), o maior gasoduto da América do Sul. 

No site do Financial Times, a coluna Lex aborda o tamanho das grandes estatais de petróleo, que superam em muito as grandes privadas. Compara também com as empresas com participação expressiva do Estado, mas com ações negociadas em bolsa, como a Petrobras.