Destaques Internacionais 05/03/2010

Compra de participação em blocos e exploração e prospecção em águas profundas 

No site da revista Business Week, matéria sobre compra pela Petrobras de participação em bloco da Repsol e Statoil. Os sites do Wall Street Journal e do Euromoney também deram matéria sobre o assunto. 

http://www.emii.com/Articles/2405988/Energy/Energy-Articles/Petrobras-Buys-30-Repsol-Statoil-Block.aspx 

Na revista The Economist, que começa a circular hoje, matéria sobre a exploração e prospecção de petróleo em águas profundas. Discute os avanços tecnológicos recentes que permitem às empresas de petróleo detectar e recuperar petróleo offshore em áreas cada vez mais difíceis. Cita a descoberta de Tupi e avaliação de tecnologia de Bráulio Xavier Bastos, da Petrobras, e de técnicos de outras empresas. 

No Chile, o America Economia (site e publicação de economia) traz entrevista com o presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli de Azevedo, com o título “Faremos a maior emissão do mundo”. A matéria abre dizendo que 2009 foi um bom ano para a Petrobras, que o presidente Gabrielli está otimista e crê que poderá captar ainda mais em 2010. Diz ainda que ele fala sobre as prioridades da empresa que se transformou na estrela mais brilhante dos mercados financeiros latino-americanos e que se converteu na quarta maior empresa de energia em valor de mercado do planeta. 

Na Espanha, a newsletter financeira Capital Madrid traz análise dizendo que a Petrobras vai entrar na Espanha com a Galp, prevê que a companhia brasileira vai comprar participação na empresa portuguesa. 

No Panamá, o jornal La Prensa traz matéria sobre interesse da Petrobras em comprar 40% de participação na fabricante de etanol, ETH Bioenergia.