Destaques Internacionais – 10/9/2010

Oferta pública de ações da Petrobras é o destaque na imprensa internacional

CNBC

The New York Times

Reuters

The Wall Street Journal

The Economist publicou reportagem sobre América Latina que cita a Petrobras:

É apenas natural 

O Upstream e a Reuters informam que o Brasil vai leiloar direitos de produção de petróleo no campo de Franco, que não faz parte das reservas a serem usadas para a capitalização da Petrobras. A publicação lembra que o governo brasileiro usará três bilhões de barris de Franco, e petróleo de áreas adjacentes, no acordo com a Petrobras. O restante será leiloado assim que o Congresso aprove um novo modelo de produção compartilhada.

Brasil está pronto para leilão de direitos de produção em Franco

Brasil leiloará direito de petróleo em Franco

Segundo a Reuters, a refinaria Refap, pareceria da Petrobras com a Repsol, que produz 189 mil barris de petróleo por dia, terminou sua manutenção programada de 30 dias em uma unidade de destilação. Outra manutenção programada será a refinaria de Cubatão, que produz 170 mil barris diários, ainda neste mês.

Refinaria Refap termina manutenção de 30 dias

O Ibama concedeu à Petrobras a licença de instalação da plataforma P-56, que será destinada ao módulo três do campo Marlim Sul da Bacia de Campos, de acordo com o Upstream. A unidade será ancorada a 1.670 metros de profundidade e espera-se que descarregue petróleo e gás natural do campo às unidades P-38 e P-51.

De acordo com o Upstream, a Petrobras está próxima de uma nova geração de sistemas de guindastes e receberá três novos estudos de design ainda nesse mês.

A Petrobras fechou contrato para a instalação de 17 guindastes de aço na plataforma P-55, que deve entrar em operação em 2011, segundo o Upstream. A conclusão dos guindastes representa um grande avanço para a Petrobras, já que a companhia vinha dependendo até então de guindastes flexíveis para a exploração em águas profundas, diz o texto.

No Uruguai, o jornal El País traz matéria com título “Petrobras vai sacudir mundo das Bolsas”. Diz que o aumento de capital é mais que o dobro do PIB uruguaio em 2009.

Na Argentina, o Página 12 traz matéria sobre reunião dos ministros da Indústria do Brasil e da Argentina para dar passos concretos visando a impulsionar a integração produtiva e industrial dos dois países. Entre as medidas, o jornal diz que a ABDI já está trabalhando na acreditação para empresas argentina que querem ser fornecedoras da Petrobras.