Destaques Internacionais – 1/12/2010

Produção de gás natural é o destaque desta quarta-feira na imprensa internacional

Upstream e Dow Jones informam que a produção de gás natural brasileira alcançou o patamar recorde de 65 milhões de metros cúbicos por dia em outubro, 9,3% a mais que o mesmo mês do ano passado e 1,64% mais que em setembro, segundo dados da ANP. Os campos operados pela Petrobras foram responsáveis por 92,4% da produção total.

Produção de gás no Brasil alcança recorde

Produção de gás natural brasileira alcança recorde em outubro

Conforme noticia o Upstream, a FMC Technologies fechou memorando de entendimento com a Petrobras para desenvolver tecnologia submarina para os projetos do pré-sal. O acordo inclui o desenvolvimento de tecnologias de processamento que podem aumentar as taxas de recuperação nos novos campos.

FMC e Petrobras arriscam-se

Em artigo sobre a renegociação de contratos promovida pelo governo equatoriano com as petroleiras internacionais, a The Economist afirma que o país estaria melhor se não tivesse alterado os termos contratuais e que em decorrência da renegociação empresas como a Petrobras estão concluindo totalmente suas operações no país.

Se não está quebrado…

Em matéria sobre o lixão de Jardim Gramacho, local de destino de 70% do lixo do Rio de Janeiro, a CNN destaca que  breve os catadores de lixo que trabalham no local ficarão “sem emprego” porque engenheiros já começaram a perfurar uma rede de 300 poços para extrair gás metano proveniente do lixo. O gás será bombeado para a usina Novo Gramacho, onde o dióxido de carbono e o nitrogênio serão separados. Até abril de 2011, o metano, que  atualmente é queimado, será bombeado para uma refinaria da Petrobras, vizinha ao local, fornecendo 10% da energia da unidade.

Fim de uma era para catadores de lixo no Rio

Blog da revista Forbes analisa a importância da China para as grandes empresas brasileiras, dissecando a composição do fundo iShares MSCI Brazil (EWZ), veículo mais usado por investidores para aplicações no Brasil. Inclui as participações dos papéis da Petrobras nessa análise.

Na Espanha, o jornal La Voz de Galicia traz matéria dizendo que os quatro maiores estaleiros de Vigo estudam a possibilidade de se unir para atender o mercado brasileiro e a demanda da Petrobras. Em matéria coordenada, o jornal noticia a visita a Vigo de uma delegação brasileira, liderada pelo diretor da Transpetro Agenor César Junqueira Leite. O jornal Faro de Vigo também traz matéria sobre visita.