Destaques Internacionais

Pré-sal, gás da Bolívia e bicombustíveis no México estão nos destaques da imprensa internacional

27/07/2009 –  O texto da UPI é favorável à Petrobras, focando principalmente nas declarações do presidente da empresa, José Sérgio Gabrielli, de que a CPI não afetará a estatal.

Investigação não afetará a Petrobras

Link para um dos sites que utilizaram a reportagem da UPI:

http://www.arcamundo.com/sppolitics/s-587080-131245

Nesta segunda-feira o Financial Times londrino publicou matéria informando que as sete maiores petrolíferas do ocidente revelarão esta semana seus resultados semestrais.

Grupos petroleiros enfrentarão preços baixos do petróleo

http://www.ft.com/cms/s/0/e26f51e4-7a45-11de-b86f-00144feabdc0.html?nclick_check=1

A Upstream tem matéria sobre o aumento da demanda mundial por petróleo devido à recuperação da economia global. A matéria informa que o aumento de 1,1% na demanda não deve consumir todo o excesso de suprimento.

Demanda deve subir

http://www.upstreamonline.com/live/article184404.ece

O Wall Street Journal on-line tem nota informando que a Nexans francesa anunciou que fechou um contrato de umbilicais submarinhos de €33,5 milhões com a Petrobras.

http://online.wsj.com/article/BT-CO-20090727-703088.html

O Wall Street Journal on-line publicou na noite de sexta-feira uma matéria baseada em artigo original de O Estado de São Paulo sobre o novo marco regulatório para o petróleo dizendo que a possibilidade de a Petrobras ser apontada como a única operadora nos campos do subsal não preocupa a empresa de gás e petróleo OGX.

Papel da Petrobras no subsal brasileiro não preocupa a OGX – Estado

http://online.wsj.com/article/BT-CO-20090724-712165.html

Também na noite de sexta-feira, a BNamericas publicou matéria informando que a empresa americana de perfuração Diamond Offshore considera que suas oportunidades no Brasil virão com a possibilidade de compra de equipamentos para águas profundas.

Diamond vê oportunidade na aquisição de equipamentos para agues profundas

http://ewatch.prnewswire.com/rs/display.jsp?a=20579-701052718-1527520388&key=D|139846|S|0|x|701052718

O jornal chileno El Mercurio cita a Petrobras em matéria sobre os investimentos do governo chinês na América Latina

China aterriza na América Latina em busca de recursos naturais e energéticos

http://diario.elmercurio.com/2009/07/26/economia_y_negocios/_portada/noticias/12E26C3B-AB36-4EE0-A663-B9709CB8728A.htm

A edição semanal do jornal The Washington Times, que começa a circular hoje, traz matéria prevendo que o Brasil pode destronar Chavez como gigante do petróleo na América do Sul. Cita as descobertas do Pré-sal.

Na Espanha, o jornal Publico traz matéria sobre a proposta de uma nova legislação do petróleo no Brasil com o título “Lula paga gasto social com petróleo”.

Nos Estados Unidos, o jornal Houston Chronicle de domingo traz duas notas sobre os contratos da Transocean e Halliburton com a Petrobras.

Também nos Estados Unidos, o jornal Seattle Times traz matéria sobre a crescente influência da China na América Latina. Cita o fato de executivos da Petrobras estarem aprendendo mandarim e o acordo de US$ 10 bilhões.

No México, o jornal El Universal traz matéria dizendo que o Brasil vai ajudar o país a desenvolver um programa de biocombustíveis. Cita o ministro Celso Amorim dizendo que no setor de hidrocarbonos prevê intensa cooperação entre Petrobras e Pemex.

Na Bolívia, artigo de opinião no jornal La Razon diz que a crise do setor de hidrocarbonos se agrava no país, citando decisão da Petrobras de pedir menos gás ao país. Severas críticas à YPFB e ao governo boliviano.

No jornal Cambio, matéria sobre dificuldades em projeto no norte de La paz. No pé, cita decisão da Petrobras de diminuir compra de gás.

No Uruguai, o jornal El Pais traz matéria sobre o bom momento da indústria naval no país que vem atendendo crescente demanda do Brasil e da Petrobras.

Na edição de domingo, o jornal do Paraguai Ultima Hora traz a repercussão do acordo na mídia brasileira. A matéria cita críticas, inclusive daqueles dizendo que foram as negociações com a Bolívia no caso Petrobras que deram ao Paraguai a idéia de pedir mais.

A agência de notícias UPI distribuiu despacho no domingo baseado na reportagem publicada no final da semana passada pela revista The Economist sobre a CPI da Petrobras.