Destaques Internacionais – 16/9/2010

Repercussão da oferta pública de ações da Petrobras é o destaque desta quinta-feira

Upstream

Bloomberg

Reuters

The Wall Street Journal

EFE Economia

Financial Times

ABC

Para o Financial Times, apesar da inexperiência ao assumir o cargo, o desempenho do presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, tem recebido muitos elogios, especialmente pela capacidade do executivo de equilibrar a defesa dos interesses dos acionistas em uma empresa na qual o governo controla a maioria das ações com direito a voto e os demais acionistas, o capital.

Um homem com perfeito senso de equilíbrio

Segundo o Upstream, a Petrobras havia planejado perfurar poços no Golfo do México como parte do projeto Cascade-Chinook, mas a moratória de perfuração norte-americana vai atrasar os planos da empresa.

Moratória norte-americana atrasa poços da Petrobras

O site do The Wall Street Journal também traz matéria sobre o mesmo assunto.

De acordo com a Bloomberg, o Brasil pretende manter controle de uma das maiores descobertas da América nas últimas três décadas.

Brasil manterá controle de descoberta de 8 bilhões de barris

Segundo a EFE Cono Sur, o paraguaio Roman Delgado, o brasileiro Marcos Daniel e os argentinos José Acasuso e Diego Hartfield serão os principais adversários do colombiano Carlos Salamanca, que, a partir de segunda-feira, defenderá o título da Copa Petrobras de Tênis.

Colombiano Salamanca defenderá título internacional logo depois da Davis

De acordo com a EFE Agroalimentacion, pequenos agricultores brasileiros enxergam nas cooperativas um meio para superar os efeitos da escassez de chuvas ou a forte competência de empresas agrícolas. Entre os planos citados pela publicação estão contatos para a venda de polpa de fruta diretamente a fabricantes de sorvetes e também com a Petrobras, para estabelecer grandes cultivos de papaya, cujo óleo serve para a produção de biocombustíveis.

Pequenos agricultores brasileiros buscam futuro em cooperativas