Destaques Internacionais 18/10/2010

Acordo para produção de etanol de segunda geração é um dos destaques desta segunda-feira

O site especializado Biofuels International traz nota sobre o acordo fechado entre a Petrobras e a Novozymes para a produção de etanol de segunda geração.

Nos Estados Unidos, jornal em espanhol El Nuevo Herald, de Miami, reproduz matéria da agência Bloomberg que diz que os bônus emitidos pela Petrobras estão tendo melhor desempenho do que a dívida da empresa, graças à especulação gerada pela abertura de capitais, em setembro.

Nota no jornal francês Les Echos diz que a entrada de várias novas empresas nas Bolsas de Valores deve animar os mercados nas próximas semanas, sobretudo na Ásia. Cita o aumento de capital da Petrobras e o lançamento do Banco de Agricultura da China como alguns dos fatores de peso para a recente movimentação recorde de US$ 241,5 bilhões nos mercados globais.

Na Nigéria, colunista do jornal econômico Business Day comenta as recentes reformas no setor de energia anunciadas pelo governo e fala de uma reunião recente de investidores com o presidente Goodluck Jonathan. O colunista lamenta que governos anteriores não tenham conseguido atrair o mesmo nível de confiança e investimentos que possibilitou a capitalização da Petrobras, mas diz que se o exemplo for seguido, o setor de energia nigeriano poderá viver uma “revolução”.