Destaques Internacionais – 18/8/2010

Repercussão da fala do diretor Almir Barbassa é o destaque desta quarta-feira

A Petrobras não espera que as quedas  em suas ações diminuam a classificação corporativa da companhia, segundo afirmou à imprensa o diretor financeiro da companhia, Almir Barbassa. “Isso não é visto como um detonador, como um evento que causaria a perda do grau de investimento, que é um resultado de análises mais profundas”, destacou o diretor em matéria publicada pela Bloomberg.

Crescente débito da Petrobras não derrubará classificação corporativa da empresa

No site do The Wall Street Journal, matéria diz que o diretor Almir Barbassa não vê o atual nível de alavancagem da empresa como uma ameaça à classificação como invesment grade.

Segundo o diretor financeiro da Petrobras, Almir Barbassa, a empresa pretende perfurar seis poços de petróleo no pré-sal da Bacia de Santos até o final de 2010, conforme publica o The Wall Street Journal. Barbassa acrescentou, segundo o veículo, que as unidades perfuradoras Ocean Valor, Vitoria 10000 e Sevan Driller chegarão à Bacia de Santos no segundo semestre e ampliarão a frota para 10 unidades exploradoras do pré-sal.

Diretor financeiro da Petrobras afirma que há seis poços planejados para o pré-sal da Bacia de Santos ainda em 2010

O The Wall Street Journal informa que o Real fechou em alta já que o “apetite global” pelo risco aumentou e à expectativa da venda de ações da Petrobras em setembro. A publicação cita que o presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, anunciou que a previsão de setembro como mês para venda está mantida e que a oferta pública de ações pode chegar a US$ 60 bilhões.

Real fecha em alta em parte devido à oferta pública de ações da Petrobras

A Reuters divulga o balanço do primeiro semestre da SBM Offshore. Entre os destaques citados pela companhia está uma carta de intenções da Petrobras para o arrendamento do navio Cidade de Paraty para operar no campo Tupi Nordeste.

Resultados do primeiro semestre de 2010 da SBM Offhore – bom desempenho e recorde em pedidos

Na versão em espanhol do portal de notícias do governo chinês, matéria diz que o processo de capitalização será realizado em setembro, segundo o presidente Gabrielli.

Petrobras anuncia capitalização em setembro

Na França, o jornal La Tribune traz matéria sobre a planejada emissão de ações da Petrobras para captar US$ 25 bilhões, com chamada na primeira página. Cita o presidente Gabrielli.

Na Espanha, o site CapitalMadrid traz análise dizendo que a Petrobras é o primeiro gigante da nova America Latina.

Na Argentina, o jornal La Nacion diz que o governo só vai obrigar a Shell a reduzir os preços dos combustíveis, porque a determinação será a de retroceder aos preços praticados em 31 de julho. Isso deixa fora aumentos feitos antes dessa data, como é o caso das demais empresas, inclusive da Petrobras, segundo o jornal.

Também na Argentina, o jornal Cronista diz que o governo vai determinar as empresas que voltem aos preços praticados em 31 de julho. Segundo o jornal, diferentemente de vezes anteriores, quando o ministro Guillermo Moreno enviava as normas às empresas como Esso, Shell, YPF e Petrobras com antecedência, desta vez até ontem não havia informado as companhias.

No Peru, o jornal Correo traz coluna sobre debate em relação a domicílio eleitoral de candidatos que inclui discussão sobre preços do gás. Cita descobertas a serem confirmadas pela Petrobras no Lote 58 e no 57, em parceria com Repsol.