Destaques Internacionais 19/05/2010

Parceria em biocombustíveis com a portuguesa Galp entre os destaques 

A agência EFE anuncia que a Petrobras e a Galp vão investir 357 milhões de euros na construção de uma refinaria de biocombustíveis, para abastecer o mercado ibérico. Segundo o presidente da Petrobras Biocombustível, Miguel Rossetto, as duas empresas têm interesse em investir conjuntamente na elaboração de combustível a partir do óleo de palma assim que as tarifas fiscais do projeto estejam definidas em Lisboa. A petrolífera brasileira e a Galp informaram que o objetivo é produzir 260 mil toneladas de biocombustível por ano nos arredores do porto de Sines, a 163 km do sul de Lisboa. 

Petrobras e Galp produzirão biocombustíveis para o mercado ibérico

A Petrobras teve um aumento na produção de petróleo doméstico de 6,5%, segundo informações do Upstream. De acordo com o veículo, neste ano, a estatal vai iniciar um conjunto de projetos, incluindo novas operações no sul do Brasil e no Golfo do México, para ampliar a capacidade de produção em 375 mil barris por dia, além de 30 milhões de metros cúbicos de gás.

Petrobras prepara reforço para saída 

Análise do CNBC sobre as companhias internacionais do petróleo menciona a Petrobras e a PetroChina como destaques do setor que apresentam oportunidades de crescimento em seus mercados domésticos. A estatal brasileira, segundo a reportagem, deve superar os países desenvolvidos nos próximos anos devido a experiência e as enormes descobertas feitas recentemente.

Previsões de Zack para os destaques da indústria: Petrobras, PetroChina, Acergy SA, NV Core Technologies Laboratories e FMC