Destaques Internacionais

Jornais da Argentina e Paraguai citam Petrobras.

Na Argentina, o jornal La Nacion traz artigo de colunista com duras críticas ao governo com o título “A desvairada política energética”. Abre com o relatório da Repsol submetido à SEC nos Estados Unidos, na semana passada e lista diferentes fatos no setor de energia. Diz que há deputados que suspeitam do comportamento de uma comissão no caso da Ciesa,companhia que controla a transportadora de gás TGS, da qual a Petrobras detém 50%.

Já o jornal Clarin diz que o governador de Santa Cruz, Daniel Peralta, aliado dos Kirchner, culpa as petroleiras por sua derrota nas eleições. O artigo cita quais petroleiras operam na área, entre elas a Petrobras.

No jornal paraguaio Última Hora, no sábado, uma página de cobertura com denúncias de corrupção sobre leilão de compra de combustível pela estatal Petropar. Uma das matérias cita o senador Alfredo L. Jaeggli dizendo que vai pedir anulação do leilão eletrônico nesta segunda-feira. Ele diz que “há corrupção dentro e em volta da Petropar, a Petrobras está protestando e considero que se deve fazer novo leilão”.

Também no Paraguai, o jornal La Nacion de hoje diz que deverá ser feito novo leilão, depois de protesto da Petrobras. Cita o presidente da Petropar, Juan Gonzalez Meyer.

No domingo, o jornal paraguaio ABC Color trouxe matéria que diz ser inacreditável que o país continue comprando diesel da PDVSA, apesar de a empresa venezuelana ter o preço mais alto.