Destaques Internacionais – 23/7/2010

Operação do FPSO Cidade de Santos em Uruguá-Tambaú, na Bacia de Santos, é destaque

O Upstream relata que a Petrobras anunciou que o FPSO (navio-plataforma) Cidade de Santos entrou em operação no complexo de gás natural de Uruguá-Tambaú, na Bacia de Santos. De acordo com a estatal, três poços foram interligados ao FPSO, com produção de cerca 25 mil barris por dia. O texto diz que a Petrobras pretende realizar a interligação de um quarto poço até dezembro de 2010 e alcançar a capacidade máxima de operação de gás natural do FPSO até 2012.

De acordo com notícia do Upstream, a Petrobras adiou para 26 de julho a licitação para contratar 24 módulos para as plataformas P-58 e P-62. Segundo o veículo, a licitação deveria ter acontecido em março, mas os participantes pediram mais tempo para atender a grande lista de exigências técnicas antes de enviarem as propostas. Foram convidadas 28 empresas para participarem da licitação.

O BN Americas noticia que o Ibama emitiu uma licença ambiental preliminar para a instalação da plataforma P-56 da Petrobras no campo Marlim Sul, na Bacia de Campos. A plataforma vai ter uma profundidade de 1.670 metros e deve entrar em operação no começo do próximo ano

Ibama entrega licença ambiental preliminar para instalação de P-56

Segundo notícia do Upstream, a Keppel Offshore & Marine, de Cingapura, conseguiu dois contratos no valor aproximado de U$S 123 milhões para conversão e reparo de unidades planejadas para a exploração do pré-sal. Os contratos vão atender as empresas brasileiras Petrobras e Queiróz Galvão.

Segundo informações do BN Americas, a Transpetro vai adquirir 50 mil toneladas de aço até o fim do ano. A informação foi divulgada pelo presidente da divisão logística da Petrobras, Sérgio Machado. De acordo com o veículo, a empresa precisa comprar 710 mil toneladas até 2014 para a construção de 49 embarcações no seu programa de renovação de frota Promef e no seu projeto de hidrovias. Do total, 150 mil toneladas já foram adquiridas no Brasil, na China, Ucrânia e Coréia do Sul, diz o texto.

Transpetro comprará 50 mil toneladas de aço até o fim do ano

Matéria do Upstream informa que a Petrobras iniciou a extração de petróleo da área da camada pré-sal do Campo de Baleia Franca, no Espírito Santo, utilizando soluções tecnológicas inovadoras para aumentar a eficiência na operação dos poços. A exploração do pré-sal começou com uma extração diária de aproximadamente 13 mil barris de petróleo leve por dia, mas a Petrobras pretende alcançar a capacidade máxima de 20 mil barris até o final do ano, quando serão conectados mais nove poços ao FPSO Capixaba. O FPSO é parte do desenvolvimento integrado dos campos de Baleia Branca e Cachalote, no gigante complexo Parque das Baleias, na Bacia de Campos.