Destaques Internacionais – 25/11/2010

Negociações entre o governo equatoriano e a Petrobras são o destaque desta quinta

Reuters, CNBC, Financial Times, EFE Mundo, EFE Inglês e AP Spanish informam que a maioria das grandes companhias fechou contrato com o Equador, que já se prepara para retomar os ativos e os campos da Petrobras, já que a empresa recusou-se a assinar o novo contrato. Tambpem repercutem o fato a Dow Jones, os jornais El Diário, ABC, o  The National, Times of Oman, e no site do Oil & Gas Journal.

Equador iniciará tomada de ativos da Petrobras

Petrobras afirma que oleoduto no Equador não será afetado por disputa

Equador pronto para tomar ativos da Petrobras

Quito toma campos da Petrobras

Equador começa a tomar controle de campos da Petrobras e outras petroleiras

Equador fecha negociações de contrato e não chega a acordo com a Petrobras

Equador promete “preço justo” a petroleiras que deixarão o país

A EFE Mundo destaca que três empresas brasileiras e uma mexicana figuram na lista das 30 companhias de capital aberto das Américas com maiores benefícios líquidos no terceiro trimestre deste ano, segundo estudo da consultoria Economática. Entre as brasileiras, está a Petrobras.

Três empresas brasileiras e uma mexicana entre as mais lucrativas das Américas

Em Hong Kong, o jornal South China Morning Post traz matéria da Reuters sobre aumento dos investimentos em tecnologia graças aos preços do petróleo e cita encomendas da Petrobras.

No jornal The Wall Street Journal, matéria sobre recuperação das encomendas de plataformas, diz que desde outubro foram feitas 17 encomendas. Cita analista dizendo que a Petrobras deve encomendar 9 de suas planejadas 28 plataformas de águas profundas antes do fim do ano.

Em outra matéria, o The Wall Street Journal diz que a Petrobras deverá captar até US$ 40 bilhões nos próximos cinco anos para financiar o plano de investimentos.