Destaques Internacionais – 25/8/2010

Acordo para desenvolver tecnologia de etanol a partir da celulose é o destaque

A Petrobras assinou, ontem, um acordo com a empresa norte-americana KL Energy Corporation (KLE) para aprimorar a tecnologia de produção de etanol a partir da celulose e poder contar, em 2013, com uma usina que produzirá o biocombustível a partir do bagaço da cana-de-açúcar, informam EFE Agroalimentacion, CNBC, AP Alert e EFE Português. A intenção da Petrobras é adaptar a tecnologia para produzir a partir da celulose do bagaço da cana e, assim, construir uma usina do chamado etanol de segunda geração, produzido a partir de resíduos agrí­colas.

Petrobras se associa a empresa americana para produzir etanol celulósico

Petrobras se associa a empresa americana para produzir etanol celulósico

Usina de biocombustível no Wyoming funcionará com bagaço de cana de açúcar

Usina de biocombustível no Wyoming funcionará com bagaço de cana de açúcar

No site da Business Week, matéria sobre nova planta para produção de etanol a partir de bagaço de cana em Wyoming, resultado de um acordo entre a Petrobras e a KL Energy Corp. Matéria sobre a nova planta saiu também na versão em espanhol do site do jornal chinês People’s Daily.

Com o setor de biocombustível crescentemente dominado por grandes corporações, o Brasil quer incluir pequenos fazendeiros com programas voltados a ajudá-los e criar empregos no campo, informa a Reuters. De acordo com a publicação, os apoiadores do biodiesel afirmam que aumentar a produtividade poder reduzir as emissões de carbono e as importações da Petrobras de diesel e combustíveis destilados.

Brasil quer pequenos fazendeiros em campanha por biocombustíveis

Fatos importantes sobre biocombustíveis no Brasil

A Bloomberg repercute notícia do jornal Folha de S. Paulo e informa que a Petrobras tomou empréstimo junto ao Banco do Brasil, em junho, para financiar projetos de petróleo e gás e a construção de dutos e navios, diz a notícia original.

Petrobras faz empréstimo de US$ 1,2 bilhão junto ao Banco do Brasil, informa a Folha

No Jornal de Angola, matéria sobre compromisso de mais de 20 empresas brasileiras com programa de combate à exploração sexual de menores.

Na Espanha, o site AmericaEconomica.com traz matéria dizendo que a Petrobras obteve um financiamento do Banco do Brasil.

No Uruguai, o jornal El Pais traz notinha dizendo que a Petrobras tem interesse em participar no desenvolvimento de planta de regaseificação.

Na Bolívia, o jornal Los Tiempos diz que os investimentos em petróleo chegam a 23% nos primeiros seis meses de 2010. Cita dados de informe da YPFB e valores de investimentos de diferentes empresas, inclusive da Petrobras – que investiu mais, segundo o jornal.