Destaques Internacionais – 27/8/2010

Contrato para fornecimento de cabos de ancoragem é o destaque desta sexta-feira

A Petrobras e a Lupatech assinaram contrato para o fornecimento de cabos de ancoragem de plataformas, informa o The Wall Street Journal, via Dow Jones, citando reportagem da Agência Estado. A Lupatech fornecerá cabos de poliéster que substituirão os cabos usados atualmente para ancorar e mover plataformas de petróleo.

Petrobras assina contrato de R$ 68,8 milhões com a Lupatech

O Upstream informa que a francesa Total irá adotar um desvio no poço Aquio, dentro da descoberta Inkahuasi, na formação boliviana de Huamampampa. A empresa espera exportar seu conteúdo em contratos de longo prazo para a Argentina. A descoberta foi registrada no bloco Ipati, em 2004, e estendida para Aquio em 2008. O texto acrescenta que um consórcio liderado pela Petrobras também está avançando na segunda fase de desenvolvimento dos campos de San Alberto e Itau e que a empresa brasileira é parceira da Total em ambos.

De acordo com o Upstream, grupos defensores dos direitos humanos alertam que o arquipélago de São Tomé e Príncipe continua mal equipado para gerenciar lucros provenientes das potenciais descobertas de hidrocarbonetos. Segundo o texto, o país deve anunciar até o final do ano as companhias que poderão atuar em sua zona econômica exclusiva. O texto diz que a agência reguladora de São Tomé recebeu propostas de empresas como Chevron, ConocoPhilips, Marathon Oil, Murphy Oil, Petrobras, Tullow Oil, RWE e da indiana Oil & Natural Gas Corporation.

A empresa norte-americana Bassdrill está se preparando para expandir sua frota de navios perfuradores e operações depois de garantir seus primeiros contratos, conforme publica o Upstream. A publicação lembra que, no começo do mês, a empresa fechou seu primeiro contrato para águas profundas, com duração de três anos, para a construção da plataforma BT3500 para a chinesa Dalian. De acordo com a matéria, o usuário final da estrutura será a Petrobras.

No jornal Diário de Notícias, notinha diz que a Petrobras adiou entrada na Galp. Notinha semelhante no Jornal de Notícias.

Também no Diário de Notícias, matéria sobre o processo de fechamento do negócio de compra da Oi pela Portugal Telecom. Cita matéria do jornal O Globo sobre desdobramentos entre fundos de pensão, inclusive o da Petrobras.

No site do The Wall Street Journal, nota diz que o governo brasileiro ainda não fixou o preço na operação de troca de ações por petróleo com a Petrobras.