Destaques Internacionais

O novo marco regulatório, CPI e Pré-sal são destaques nesta quarta-feira 

A Bloomberg distribuiu despacho informando que a Petrobras considera “resolvidas” as acusações de que a empresa teria sonegado impostos. Segundo o diretor financeiro da petrolífera, Almir Barbassa, outras questões serão investigadas pelo Congresso durante a CPI da Petrobras, mas a empresa não espera mais investigações sobre a questão tributária. A matéria revela que Otacílio Cartaxo, secretário da Receita Federal, disse que ainda não sabe se a alteração do regime tributário da Petrobras foi ilegal devido a omissões na legislação em relação a mudanças de regime. De acordo com a Bloomberg, Barbassa teria dito que “o procedimento adotado pela Petrobras está em linha com a intenção da lei.” A matéria informa que o presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, nega as acusações que levaram à criação da CPI.

Diretor financeiro da Petrobras diz que investigação tributária está “resolvida”

http://www.bloomberg.com/apps/news?pid=newsarchive&sid=apebJjdySF.4

A Reuters e a Upstream publicaram despacho informando que o presidente Lula anunciou ontem que a proposta do novo marco regulatório do petróleo será apresentada ao Congresso nas próximas duas semanas. O presidente afirmou que os fundos arrecadados com a produção de petróleo serão investidos em projetos para diminuir a pobreza e melhorar a educação no Brasil. As matérias lembram que o governo também pretende criar uma nova empresa estatal para administrar os recursos do pré-sal.

Lei do petróleo deve ser introduzida logo–Lula

http://www.reuters.com/article/rbssIntegratedOilGas/idUSN1844457120090819  

Brasil logo apresentará lei do petróleo: Lula

http://lta.reuters.com/article/businessNews/idLTASIE57I04R20090819  

Brasil rascunha revisão da lei do petróleo

http://www.upstreamonline.com/live/article186027.ece  

A matéria sobre a Petrobras publicada ontem na primeira página do jornal americano The New York Times continua repercutindo no exterior. O jornal argentino La Nación publicou uma tradução do artigo na íntegra. Um artigo na seção de blogs do Financial Times britânico diz que há razões concretas para que os EUA temam que, com o maior controle do Brasil nas reservas do pré-sal, a extração seja mais lenta. O blog do FT, assim como a matéria original do NYT, demonstra preocupação com o aumento do “nacionalismo” do governo brasileiro, refletido, segundo eles, nas mudanças no marco regulatório do petróleo. A matéria do NYT também foi reproduzida em jornais como o Financial Chronicle, da Índia, o Miami Herald, dos Estados Unidos, e em sites para investidores, como o Money Morning e Business Insider.

http://www.moneymorning.com/2009/08/18/brazil-oil-companies/    

http://www.businessinsider.com/brazils-national-oil-2009-8  

Lula quer mais controle sobre as riquezas petroleiras

http://www.lanacion.com.ar/nota.asp?nota_id=1164002  

O petróleo do pré-sal brasileiro e a questão do tempo

http://blogs.ft.com/energy-source/2009/08/18/brazils-pre-salt-oil-and-the-question-of-timing/  

A Bloomberg distribuiu matéria afirmando que o diretor financeiro da Petrobras, Almir Barbassa, teria dito que a empresa pode precisar aumentar o orçamento para 2009 devido ao aumento de gastos e custos. Segundo a matéria, Barbassa teria dito que a empresa já gastou mais da metade dos R$ 60 bilhões planejados para os investimentos de 2009.

Diretor financeiro da Petrobras diz que pode precisar aumentar gastos de 2009

http://www.bloomberg.com/apps/news?pid=20601087&sid=aJBnDsChcIR4  

A Upstream publicou despacho dizendo que Almir Barbassa, diretor financeiro da Petrobras, teria dito que a empresa deve aumentar seus trabalhos em exploração e produção.

Petrobras aumenta a E&P em Santos

http://www.upstreamonline.com/live/article186037.ece  

A Reuters e a Upstream publicaram despacho informando que a Petrobras teria anunciado ontem que sua produção doméstica de petróleo aumentou em julho. A ADP também distribuiu despacho dizendo que a Petrobras anunciou que sua produção total de gás e petróleo chegou a 2,498 milhões de barris por dia em julho, 3,2% a mais do que no mesmo período do ano passado.

Petrobras disse que produção de petróleo aumenta em julho

http://www.reuters.com/article/rbssEnergyNews/idUSN1844381120090818  

Produção da Petrobras sobe

http://www.upstreamonline.com/live/article186022.ece  

Produção total da Petrobras em julho de 2009 no Brasil sobe em 3,2% ano/ano

http://ewatch.prnewswire.com/rs/display.jsp?a=20579-714881811-1551583970&key=D|139846|S|0|x|714881811  

A agência chinesa Xinhua distribuiu despacho com o anúncio feito pelo diretor financeiro da Petrobras, Almir Barbassa, de que a empresa teria obtido preços entre 10% e 30% inferiores na contratação de sondas de perfuração. Segundo a matéria, em breve as licitações para a construção de 28 sondas para águas profundas serão publicadas.

A Petrobras obtém preços mais baixos para sondas de perfuração

http://spanish.china.org.cn/international/txt/2009-08/19/content_18360282.htm  

A Upstream deu nota sobre o contrato fechado entre a norueguesa Fastad Shipping e a Petrobras.

Far Scout embolsa trabalho na Petrobras

http://www.upstreamonline.com/live/article185995.ece