Destaques Internacionais – 28/10/2010

Descoberta da nova fronteira exploratória em Sergipe é o destaque desta quinta

Segundo a Reuters, a Petrobras anunciou a possível descoberta de uma grande reserva de petróleo leve na costa de Sergipe, a 2.341 metros de profundidade. A empresa tem 60% dos ativos do bloco BM-SEAL-11, com a IBV-Brasil como acionista minoritário. A Bloomberg e a EFE Motor também repercutem a informação.

Petrobras descobre grande depósito de petróleo no Nordeste

Petrobras abre “fronteira exploratória” no nordeste brasileiro

Petrobras anuncia o descobrimento de nova fronteira exploratória

Os jornais Milenio (México) e El Cronista (Argentina), The Economic Times (Índia) e os portais Terra, Portafolio e India Infoline também publicam matéria sobre a descoberta.

Matéria no Upstream informa que a Petrobras começou a extrair petróleo na área de Tupi no bloco BMS-11 com o navio plataforma da Modec, Cidade Angra dos Reis. O navio está conectado ao poço RJS-660, que faz testes técnicos até que a estatal possa fazer o anúncio oficial de que o poço está comercialmente ativo, o que é esperado para o final de dezembro. Assunto também é noticiado na Reuters, no The Wall Street Journal.

Petrobras extrai primeiro petróleo de Tupi

Petrobras acrescentará nova plataforma na área de Tupi

Petrobras produzirá 50 mil barris por dia em Tupi em 2011 – Estado

A Bloomberg e o Businessweek destacam que a Petrobras decidirá até o começo de 2011 se atualizará sua refinaria em Okinawa para atender às demandas das novas leis regulatórias japonesas.

Petrobras decidirá sobre atualização da refinaria em Okinawa até o começo de 2011

Petrobras decidirá atualização de refinaria em Okinawa até começo de 2011

Morte da baleia jubarte encalhada em Búzios (RJ) foi noticiada hoje pelos jornais The Sydney Morning Herald, da Austrália, Winnipeg Free Press, do Canadá, e ABC Color, do Paraguai, pelo portal Sify, da Índia, pelo site do canal de TV NTD, de Taiwan, e pelo site da Rádio Martí, de Cuba. Mencionam que a tentativa de resgate contou com um rebocador cedido pela Petrobras.

Colunista do diário Los Tiempos, da Bolívia, comenta como sendo positivo o recente acordo entre a Petrobras e a YPFB para a retomada do fornecimento de gás natural para a termoelétrica de Cuiabá (MT). Descreve o histórico das operações de distribuição de gás entre Brasil e Bolívia.