Destaques Internacionais – 29/05/2012

Execução da maior parte do plano de desinvestimento da Petrobras é o destaque

A agência Reuters informa que a Petrobras planeja executar a maior parte do seu plano de desinvestimento no segundo semestre deste ano, com venda de ativos da ordem de US$ 13,6 bilhões. Traz declarações do diretor Almir Barbassa. A matéria saiu nos sites 4-Traders, do jornal peruano Gestión, do chileno El Mercúrio Online, do venezuelano El Universal, Terra Colômbia e Terra Argentina.

Matéria da BNAmericas também informa que a Petrobras está preparando a venda de seus principais ativos no exterior para financiar a perfuração do pré-sal. “Este é um movimento destinado para atrair as atenções da Petrobras de volta para o programa do pré-sal brasileiro”, disse o diretor da consultoria A&P, Arthur Pimentel, à reportagem. O Energy Intelligence também traz o assunto.

O site do serviço em espanhol da BBC, BBC Mundo, publica longo texto sobre a Petrobras. Diz que políticos da América Latina citam a empresa como exemplo a ser seguido, aborda a internacionalização da companhia e desafios que surgiram com a descoberta das reservas do pré-sal. Traz opiniões de diferentes analistas. Matéria saiu no jornal paraguaio La Nación e versão resumida, no site da revista peruana Generación.

Na Guatemala, site do jornal Prensa Libre reproduz matéria da EFE sobre ameaça à sobrevivência dos corais representada pelo aquecimento global. Estudo é do projeto Coral Vivo, financiado pela Petrobras.

Site do Wall Street Journal informa que a Transpetro suspendeu contrato para compra de 16 navios que haviam sido encomendados ao Estaleiro Atlântico Sul (EAS). Detalha condições impostas para que o contrato não seja rescindido. Notícia saiu também no site MarketWatch.

Os argentinos Clarín e La Nación publicaram matéria sobre financiamento de eventos de arte por grandes empresas. Ambos citam o prêmio arte-BA Petrobras como exemplo bem-sucedido de parceria entre o setor cultural e empresarial.

A Petrobras ressalta que esta seção é produzida a partir de um clipping internacional. O conteúdo publicado é de inteira responsabilidade dos veículos citados.