Destaques Internacionais

Marco regulatório, biocombustíveis e descoberta são destaques na imprensa estrangeira

O Ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, deve se reunir com o Presidente Lula hoje para explicar partes do novo marco regulatório para o setor do gás e do petróleo, segundo nota publicada na Upstream. O despacho, originalmente distribuído pela Dow Jones, informa que Lula leu os três projetos de lei e, de acordo com o ministro, ainda precisa de esclarecimento sobre alguns pontos. Segundo a nota, Lobão também teria afirmado que a CPI do Congresso não atrasará a aprovação da legislação.

Lobão deve reunir-se com Lula para discutir novas leis do petróleo

http://online.wsj.com/article/SB124990326465819175.html

A Bloomberg publicou nota informando que a Petrobras descobriu nova evidência de petróleo no bloco BS-500 da Bacia de Santos. Segundo a nota, o website da ANP informa que os poços Pirapitanga, Tambuatá e Carapiá no Bloco BS-500 foram declarados comercialmente viáveis em 2006.

Petrobras descobre mais evidência de petróleo em bloco na Bacia de Santos

http://www.bloomberg.com/apps/news?pid=newsarchive&sid=acbzg3sTRW0w

A Business Wire distribuiu despacho informando que a Veolia anunciou hoje que assinou contrato com a Petrobras America para o fornecimento de serviços marítimos no Golfo do México.

Veolia Environmental Services assina contrato de serviços marítimos com a Petrobras

http://www.businesswire.com/portal/site/home/permalink/?ndmViewId=news_view&newsId=20090811005138&newsLang=en

No Chile, o jornal Diario Financiero traz análise sobre aumento da produção de biocombustíveis no mundo e diz que a chegada da Petrobras ao país, com a promessa de estimular o uso de etanol, reativou o debate que tinha saído de foco com a crise. Cita dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) prevendo que a produção de etanol chegará a 79,9 milhões de litros este ano e o papel da Petrobras como única grande exportadora de etanol do mundo.

Já a revista Energy Press, editada na Bolívia, traz entrevista do jornal chileno El Mercurio com José Fernando de Freitas, gerente executivo da Petrobras para o Cone Sul, sobre os planos da Petrobras para biocombustíveis no Chile.

Na Ethanol Producer Magazine, artigo escrito por Pedro G.Seraphim, do escritório TozziniFreire Advogados, sobre a história do etanol no Brasil, destaca o papel da Petrobras.

No Uruguai, o site multimídia El Espectador traz nota dizendo que a Ancap vai complementar, em setembro, o processo de concessão dos blocos de exploração de petróleo e gás licitados. Diz que as empresas que apresentaram propostas, entre elas a Petrobras, devem apresentar um plano de exploração de quatro anos.

Na Bolívia, a revista Energy Press diz que o campo de Itau vai produzir 1,4 milhões de metros cúbicos diários de gás natural a partir de meados de 2010. A produção será transportada por meio da infraestrutura existente no campo de San Alberto, operado pela Petrobras.