Destaques Internacionais 30/11/2009

Participação da Petrobras na geração de energia e demanda para o setor naval são os destaques

O site FT Adviser, do grupo Financial Times, publicou matéria sobre a demanda mundial de energia, citando a Petrobras. A matéria informa que a demanda deve diminuir este ano com a recessão, mas retomará seu crescimento a longo prazo, aumentando em 40% nos próximos 20 anos em relação a 2007, de acordo com a Agência de Energia Internacional. Segundo a matéria, a Petrobras é um exemplo de empresa nacional favorecida por administradores de fundos. A matéria lembra que o Brasil quer mais controle sobre as reservas no futuro e a Petrobras receberá mais acesso a recursos, além de citar a descoberta das grandes reservas do pré-sal. A matéria alerta que o custo benefício continua fundamental e diz que, de acordo com Tim Guiness, do fundo Global Energy, “você tem que ficar de olho nas valorizações. A Petrobras era relativamente barata, mas está muito valorizada agora.”

Focus: Explorando as opções para descobrir ouro negro

http://www.ftadviser.com/InvestmentAdviser/Investments/AssetClass/AlternativeInvestments/Features/article/20091130/85ac9f2e-d5cc-11de-8eea-00144f2af8e8/Focus-Exploring-the-options-for-striking-black-gold.jsp

A Jane’s, uma das mais importantes publicações em áreas estratégicas (como militar, inteligência, segurança e transporte estratégico), publicou matéria sobre o Brasil e a Petrobras. A matéria informa que, como a China, o Brasil tem grandes ambições na área marítima e revela que o presidente Lula mencionou a importância estratégica do setor de estaleiros nascente no país em uma entrevista recente ao Financial Times. A matéria informa que a enorme demanda da Petrobras deve revitalizar o setor de estaleiros no país.

Brasil flexiona os músculos

http://www.janes.com/news/transport/jtf/jtf091127_1_n.shtml

A BNamericas publicou matéria dizendo que a Petrobras gastará 64% de seu orçamento de serviços para 2009-2013 no Brasil.

Petrobras deve gastar 64% do orçamento de serviços no Brasil

http://www.bnamericas.com/news/oilandgas/Petrobras_to_spend_64*_of_service_budget_in_locally

A BNamericas publicou matéria dizendo que a Petrobras está entre as seis empresas interessadas em adquirir a distribuidora de gás natural Gas Brasiliano da ENI.

Seis empresas interessadas no negócio de distribuição de gás da ENI

http://www.bnamericas.com/news/oilandgas/Six_companies_eyeing_Eni*s_gas_distributon_business_-_report