Destaques Internacionais

Marco regulatório, fornecimento de gás e desenvolvimento econômico são os destaques

 A Reuters, a Ansa, a Upstream, a Bloomberg e a EFE publicaram despacho sobre a posição do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, ao novo marco regulatório do petróleo. Baseado em artigo publicado no Estado de São Paulo este domingo, o governador teria dito que se opõe às mudanças, pois estas acarretariam na diminuição de renda tributária do estado fluminense.

Governo brasileiro declara oposição a novas regras do petróleo – reportagem

http://www.reuters.com/article/rbssIntegratedOilGas/idUSN2312288520090823

Rio se opõe à mudança nos impostos do petróleo brasileiro

http://www.upstreamonline.com/live/article186362.ece

Governador do Rio critica a mudança nos royalties do petróleo, diz Estado

http://www.bloomberg.com/apps/news?pid=20601086&sid=aDbP.CGzWnTM

O governador do Rio de Janeiro se oporá à nova lei de regalias petrolíferas

http://www.google.com/hostednews/epa/article/ALeqM5gza7aVsU2vPZYp7ujy8I4nA78wQA

Vários despachos sobre a reunião do presidente Evo Morales com o presidente Lula foram publicados. As matérias informam que os presidentes discutiram a proposta de redução da importação de gás pelo Brasil, porém que nada está decidido. Segundo as matérias, nova reunião foi marcada para resolver a questão.

Morales e Lula assinam acordos de cooperação para estradas e minas

http://es.noticias.yahoo.com/12/20090823/tbs-morales-y-lula-logran-acuerdos-de-co-5268574.html

Cúpula no para falar do gás

http://www.pagina12.com.ar/diario/elmundo/4-130470-2009-08-23.html

Brasil dá via livre aos tecidos bolivianos no lugar da ATPDEA

http://www.laprensa.com.bo/noticias/23-08-09/noticias.php?nota=23_08_09_nego1.php

O jornal boliviano Los Tiempos critica a política de hidrocarbonetos de Evo Morales em seu editorial A matéria cita a Petrobras como uma empresa séria e sólida.

Lula e o humor de Evo

 http://www.lostiempos.com/diario/opiniones/columnistas/20090823/lula-y-el-humor-de-evo_31480_51398.html

O jornal argentino El Clarín cita a Petrobras em matéria sobre o desenvolvimento econômico no Brasil. A matéria fala da recuperação econômica do país e de sua transformação no cenário mundial.

Brasil não compete por liderança na América Latina: já tem

http://www.clarin.com/diario/2009/08/23/opinion/o-01983949.htm

A AP publicou artigo sobre o medo dos ambientalistas de que o Brasil, há muito orgulhoso de seu desenvolvimento em energia renovável, ande para trás com a atual “febre do petróleo”. O artigo foi reproduzido pela ABC, pela Forbes e pelo site do New York Times. A Univision, maior cadeia de notícias em espanhol dos EUA, também deu  a mesma matéria, com versão em espanhol. O assunto também foi pauta em reportagem da agência Associated Press reproduzida no New York Times  e nos jornais  La Capital, da Argentina, e Diario El Pais, do Uruguai.

Usina de energia alternativa brasileira encontra grandes reservas de petróleo

http://www.google.com/hostednews/ap/article/ALeqM5hxQdx6DomM1By5mqzTtFFibxZ2eAD9A8NLC81

Usina de energia alternativa brasileira encontra grandes reservas de petróleo

http://abcnews.go.com/Business/wireStory?id=8394334

Usina de energia alternativa brasileira encontra grandes reservas de petróleo

http://www.nytimes.com/aponline/2009/08/23/business/AP-LT-Brazil-Drill-Happy.html?_r=1&scp=2&sq=petrobras&st=cse

Brasil muda o enfoque: de energia alternativa para petróleo

http://www.univision.com/contentroot/wirefeeds/50noticias/8022736.shtml

Usina de energia alternativa brasileira encontra grandes reservas de petróleo

http://www.forbes.com/feeds/ap/2009/08/24/general-lt-brazil-drill-happy_6807180.html

A Reuters e a Xinhua publicaram despacho dizendo que o senador mexicano Ruben Camarillo disse que aliança entre Pemex e Petrobras é fundamental para a recuperação da petrolífera mexicana.

Senador mexicano interessado em negócio da Petrobras com o Brasil

http://www.reuters.com/article/rbssEnergyNews/idUSN2210879220090822

Senador mexicano aprova aliança Pemex-Petrobras.

http://spanish.china.org.cn/international/txt/2009-08/23/content_18383031.htm

El Clarín publicou a descoberta das novas reservas na Bacía de Santos anunciada na semana passada pela Petrobras. A matéria informa que o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, disse ao presidente Felipe Calderón que a meta da empresa é extrair 2,5 milhões barris de petróleo por dia nos próximos anos. A matéria também informa que o novo marco regulatório do petróleo será apresentado ao Congresso.

Descobrem um grande poço de petróleo na costa cariocas

http://www.clarin.com/diario/2009/08/22/elmundo/i-01983139.htm

Na Argentina, o diário online Salta al Dia noticia que o grupo argentino Techint, por meio da empresa Tecpetrol, e a Petrobras planejam começar, antes do fim do ano, a perfuração do poço Campo Libre, na área Hickman, na província de Salta.

A Scandinavian Oil Gas Magazine traz nota sobre o recente contrato firmado entre a C&C Technologies do Brasil e a Petrobras.

 Na Austrália, o site de noticías especializadas Fluid Handling noticia a realização da conferência Pipeline Coating 2010 em fevereiro, em Viena. Cita a Petrobras como uma das empresas que tem feito pesquisa na área de revestimento de oleodutos e cujos especialistas devem participar do evento

No México, jornal El Economista traz entrevista com o diretor da Pemex, Jesus Reyes Heroles, que defende uma segunda reforma no setor de energia do país. Reyes diz que a Pemex e a Petrobras são “empresas muito diferentes, que estão em ciclos cruzados”.

Também no México, editorial no jornal La Jornada traça o histórico da Petrobras como exemplo do bom funcionamento de países “socialistas modernos”, como o Brasil, que realizou reformas que permitem a participação de capital privado em setores tradicionalmente exclusivos do Estado.

Na Malásia, nota no jornal Malaysia Sun diz que a Pemex e a Petrobras estão prestes a fechar um acordo como tentativa de incrementar a produção de petróleo no México.

O mesmo assunto e notícia no jornal iraniano em inglês Tehran Times, que cita recente entrevista do secretário da comissão de energia do Senado mexicano, Ruben Camarillo, sobre os benefícios que o acordo traria para o México.

A entrevista do senador foi destaque nos jornais mexicanos El Occidental, El Informador e El Universal, e no venezuelano El Universal no fim de semana.

Ainda no México, o jornal El Sol de Hidalgo reproduz hoje o anúncio feito, na semana passada, da descoberta de outra reserva de petróleo em pré-sal na bacia de Campos (RJ).