Destaques Internacionais

Marco regulatório e descobertas do pré-sal são os destaques dessa segunda-feira

 O Financial Times publicou matéria sobre o novo marco regulatório apresentado pelo Presidente Lula. A matéria, baseada em entrevista com a Ministra Chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, descreve o projeto e seus objetivos em linhas gerais.

Críticos avisam que o plano do petróleo brasileiro deterá investidores

http://www.ft.com/cms/s/0/a9741b16-9bd0-11de-b214-00144feabdc0.html

O site do FT também publicou a íntegra da entrevista com a ministra Dilma Rousseff. A entrevista foi toda dedicada ao novo marco regulatório do petróleo e aos planos do governo e da Petrobras para extração na região do pré-sal.

Texto na íntegra: entrevista com Dilma Rouseff

http://www.ft.com/cms/s/0/75466e5a-9b96-11de-b214-00144feabdc0.html

Outra matéria no FT britânico sobre o setor petrolífero analisa a situação do Reino Unido em relação à diminuição de reservas naturais no globo e a importância político-econômica do petróleo. As descobertas do pré-sal e o empréstimo da China à Petrobras são citados na matéria. O Brasil e a Petrobras são considerados “em alta” junto à diplomacia britânica e americana por causa da descoberta do pré-sal

A bruta realidade da diplomacia

http://www.ft.com/cms/s/0/45d46f78-9bdc-11de-b214-00144feabdc0.html

A Reuters publicou matéria sobre a substituição do diretor da Pemex, Reves Heroles. A Petrobras é citada na matéria como um modelo ideal para a melhoria do desempenho da Pemex.

México substitui cabeça da Pemex com a queda da produção de petróleo

http://www.reuters.com/article/marketsNews/idUSN0725133720090908

O jornal mexicano Excelsior publicou matéria sobre a Petrobras à luz do novo marco regulatório do petróleo.

Petrobras, à mexicana

http://www.exonline.com.mx/diario/noticia/dinero/economia/petrobras,_a_la_mexicana/714202

A Bloomberg publicou despacho sobre o possível contrato da Tenaris com a Petrobras. Segundo a matéria, Paolo Rocca, diretor da Tenaris, maior produtor mundial de tubos de aço para o setor do gás e do petróleo, declarou que espera “grande demanda” da Petrobras. Diretor da Tenaris espera “grande demanda” da Petrobras

http://www.bloomberg.com/apps/news?pid=20601086&sid=aDaCdb4uQ4eM

O Tehran Times publicou reportagem da Reuters sobre a declaração do Presidente Lula de que o Brasil não está interessado em fazer parte da OPEP.

Lula diz que o Brasil não tem interesse de participar da OPEP

http://www.tehrantimes.com/index_View.asp?code=202805

A agência de notícias chinesa Xinhua cita a Petrobras em matéria sobre as relações do Brasil com Cuba. A matéria aborda os acordos bilaterais entre os países, como o que permite que a Petrobras faça investigações na costa cubana.

Brasil considera “excelentes” suas relações com Cuba

http://ewatch.prnewswire.com/rs/display.jsp?a=20579-724666148-1569047576&key=D|139846|S|0|x|724666148

O jornal paraguaio El Mercurio publicou nota sobre as divergências entre os produtos de biocombustíveis no mercado chileno. A Petrobras é citada entre aqueles que acreditam que o biocombustível seja uma alternativa viável.

Chile: Possibilidades de biocombustível dividem produtores

http://ewatch.prnewswire.com/rs/display.jsp?a=20579-724655258-1569003972&key=D|139846|S|0|x|724655258

No Equador, a edição de ontem do jornal Hoy, traz matéria sobre entrevista do presidente Gabrielli em que ele defende o marco regulatório e diz que o Brasil será atraente aos investidores dentro das novas regras.

Na Bolívia, o site hidrocarburosbolivia traz análise crítica sobre a política do país para o gás. Cita diversos problemas, diz que o presidente Lula não pode oferecer que a Petrobras compre mais gás da Bolívia, pois o “establishment” brasileiro não o perdoaria.

No Peru, La Republica diz que o presidente Alan Garcia afirma que as relações com o Brasil são as melhores possíveis, depois de visita ao Brasil, e que ele se comunica com freqüência com o presidente Lula e dos dirigentes da Petrobras e Eletrobras.

Em Hong Kong, o jornal econômico The Standard diz que as ligações com a China estão alimentando a expansão do Brasil, aborda o sucesso da economia brasileira no momento, destaca o papel de empresas brasileiras como a Petrobras e as oportunidades de investimento no país.

 Na França, o jornal Les Echos traz matéria sobre os resultados comerciais de longo prazo da viagem do presidente Sarkozy ao Brasil. Destaca as oportunidades para fornecedores de equipamento à Petrobras para exploração do pré-sal e para as instituições financeiras, como o BNP Paribas, que financiam essas operações.

Nos Estados Unidos, o jornal em espanhol El Nuevo Herald, em sua edição de ontem, abre grandes espaço para a matéria da Bloomberg da semana passada sobre a forte queda das ações da Petrobras e da perda de US$ 7 bilhões para os investidores com anúncio do novo marco regulatório. Em box, cita outra matéria da Bloomberg com analistas do Itaú. Também no mesmo jornal, matéria dizendo que o México pode copiar a Petrobras, e que a secretária de Energia mexicana, Georgina Kessel, disse que vai se reunir com legisladores para discutir as mudanças para a Pemex.

Na Espanha, a edição de domingo do jornal El País traz matéria sobre o novo marco regulatório destacando a informação de que a Repsol está “despreocupada” com o Brasil, porque o novo modelo não afeta os contratos existentes.

Em Portugal, a edição de ontem do jornal Publico traz matéria de uma página sobre o novo modelo.