Destaques Internacionais

Pesquisas na região do pré-sal na Bahia e refinaria Abreu e Lima entre os destaques

 

A Xinhua, a Upstream, a Dow Jones e a Bloomberg deram matérias sobre a declaração de José Sergio Gabrielli, presidente da Petrobras, de que a empresa estuda a possibilidade de haver petróleo perto de Ilhéus, na Bahia, embora ainda não haja provas da existência de hidrocarburetos na área.

Petrobras interessada na Bahia para exploração em águas profundas

http://www.upstreamonline.com/live/article192681.ece   

Presidente da Petrobras: Subsal na Bahia em estudos – Estado

http://online.wsj.com/article/BT-CO-20090925-706468.html

Petrobras diz que Bahia pode ter petróleo no pré-sal

http://www.bloomberg.com/apps/news?pid=newsarchive&sid=aKYYuo4zrjZE 

Campos de petróleo na camada do pré-sal podem ser maiores do que o esperado

http://www.istockanalyst.com/article/viewiStockNews/articleid/3508041 

A EFE distribuiu despacho sobre a declaração do presidente Lula de que ele e o presidente Hugo Chávez assinarão o acordo para a operação conjunta da refinaria Abreu e Lima durante sua visita à Venezuela, em meados de outubro. O jornal Emirates Business, dos Emirados Arabes Unidos, e o site da americana Univision (em espanhol), deram nota sobre o assunto.

Lula e Chávez assinarão acordo de refinaria conjunta em outubro

http://www.google.com/hostednews/epa/article/ALeqM5gB5_cAz-0DjddT6mWajD4TzSzpwA  

A Petrobras foi citada, de forma elogiosa, em matéria do jornal britânico The Independent sobre Lula, que destaca a grande chance de o Rio vencer a candidatura para sediar as Olimpíadas em 2016. A matéria, publicada no domingo, diz que o Brasil pode finalmente virar uma potência mundial, com presença permanente no Conselho de Segurança da ONU e dinheiro para alimentar, educar e proteger sua população de quase 200 milhões. O jornal se refere à Petrobras como uma empresa de controle público altamente bem-sucedida e cita os planos de Lula com o novo marco regulatório.

A ascensão e ascensão do Brasil: mais rápido, mais forte e mais alto

http://www.independent.co.uk/news/world/americas/the-rise-and-rise-of-brazil-faster-stronger-higher-1793848.html  

No site do Wall Street Journal, entrevista com o CEO da TSC Offshore Group Ltd., de Hong Kong, Morgan Zhang, otimista com as perspectivas para o setor de exploração em águas profundas, destaca as regiões offshore no Brasil, China e Golfo do México. Ele destaca o fornecimento de equipamentos para a Petrobras.

ENTREVISTA: TSC Offshore confiante em relação aos prospectos nas águas profundas

http://online.wsj.com/article/BT-CO-20090928-700141.html

O site do Wall Street Journal publicou matéria na sexta-feira, baseada em artigo e O Estado de S.Paulo, informando que o presidente da Petrobras disse que a logística era o desafio principal no desenvolvimento das descobertas recentes no pré-sal.

Presidente da Petrobras: Logística é desafio fundamental no subsal – Estado

http://online.wsj.com/article/BT-CO-20090925-708334.html

A Dow Jones publicou na sexta-feira despacho sobre a extensão concedida pela ANP à Petrobras para 19 blocos de concessão, incluindo sete na região do pré-sal.

Regulador do petróleo brasileiro concede extensões à Petrobras

http://online.wsj.com/article/BT-CO-20090925-713029.html   

Na França, o jornal Les Echos publica entrevista com o presidente da Vallourec, Philippe Crouzet, destacando criticas à concorrência da China. Mas Crouzet também defende o projeto do marco regulatório em resposta à pergunta dos repórteres que indagam se o projeto é uma volta ao “nacionalismo petroleiro”. Crouzet diz que o nacionalismo nunca esteve ausente desse setor e que no caso é até positivo. Diz que no que concerne a Vallourec, tudo é favorável, que a empresa tem relações antigas com a Petrobras, que são um grande fornecedor e que vão implantar um centro de pesquisa e desenvolvimento no Brasil.

Em Portugal, o Jornal de Notícias de domingo traz matéria positiva sobre o Brasil, a nova influência do País no continente e a aliança com a França para transferência de tecnologia. Cita diferentes analistas. “O Brasil de hoje é colheita da semeadura feita por Vargas, pelo general Geisel, por Juscelino Kubitschek, por Fernando Henrique Cardoso e pelo próprio Lula”, explicou o cientista político Vamireh Chacon. “Getúlio Vargas criou a Petrobras, atualmente a 10.ª maior empresa do Mundo, e a companhia mais acarinhada pela opinião pública brasileira”. “A maioria dos brasileiros defende a Petrobras como uma estrela de futebol americana”, disse Eric Smith, especialista em explorações petrolíferas em águas abertas, da Universidade de Tulane, em Nova Orleans (EUA). “Tente encontrar algum norte-americano que apóie a Exxon assim”, desafiou.